sexta-feira, 6 de maio de 2016

Epítome semanal...

...com um pouco de tudo!
Comecemos por uma ida à horta:


Conhecida por purificar o sangue...esta fruta exótica
proporcionou olhares bem interessantes:




O arbusto está carregadinho:


A flor...bem delicada:


Gosto tanto que...diariamente subo a escadaria
e delicio-me com algumas!

Maio as dá e Maio as leva lá diz
o velho ditado:


Favas e ervilhas...em abundância!


Gosto muito de favas...o problema é a "trabalheira"
que dá ao descascá-las!

Gosto de as escaldar e acompanhar em saladas:




E estufadas com moelas?
DELÍCIA


E de sobremesa???


A base é bolacha triturada com manteiga...e
o creme foi feito com tulicreme...duas gemas
meio litro de leite...6 colheres de farinha maisena
e uma embalagem de gelatina tutti frutti:


RECEITA APROVADA

Pela primeira vez...na floreira apareceu
esta plantinha...e ainda bem que não
a arranquei logo pois descobri esta maravilha:


E a minha irmã inspirou este olhar:


A chuva regressou:


E no aconchego do lar...


...vão-se tricotando ideias:


...planeando novos projetos:



Adoro borboletas!

Quando me reformei...uma colega de trabalho
pintou estas borboletas numa toalha com 3 metros
onde foi servido o jantar!


Como não a voltaria a usar...e para recordação
fiz um cortinado...recortei as borboletas
e espalhei-as por vários trabalhos!!!

Uma recordação com muitas recordações!!!

38 comentários:

  1. Linda a horta Graça :) Adoro ver essas colheitas bonitas :)
    Essa sobremesa como sempre, tem um aspeto delicioso :)
    Beijinhos grandes e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de post! Adorei ver as fotos todas muito bem clicadas! Ter na horta um pé de physalis é lindo.Nunca tinha visto a florzinha! Lindas favas, torta deliciosa e borboletas a voar ,rosas e lindas! Ótimo fds! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Menina, que show esta publicação! Delícia ter em casa uma hortinha e poder desfrutar dela! Ervilhas, amo de paixão também! A torta...que coisa deliciosa! Os trabalhinhos e o aconchego do lar...que encanto tudo! Comecei bem a sexta-feira, acariciando meus olhinhos com este post lindo!
    Bjs, feliz dia das mães e bom final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça, eu queria tanto plantar esta fruta mas n sei se daria cá. Este teu pomar é um espectáculo. Marido ontem disse q tinha q fazer favas com chouriço, nós amamos.Por cá a chuva deu uma pausa e eu aproveito para passear.beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A Graça tem de abrir uma casa de petiscos e doces...Cada vez que venho aqui, fico com água na boca!!
    E gostei imenso de todos os seus olhares, de uma enorme sensibilidade!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Phisalis <3 Também gosto e também tenho no quintal, mas a minha ainda não está a dar, mais aqui a um tempinho.
    O que também está atrasado são as minhas ervilhas, que só agora estão a dar flor. adoro favas, este ano não tenho, não semeei, com muita pena minha. Ainda não tinha começado a outra horta na altura de as plantar :(
    A plantinha do vaso parece ser dente de leão, mas só vendo a folha é que consigo confirmar.
    A Graça não pára :) Tem sempre novos projectos na manga. Gostei do resultado no cortinado, as borboletas ficaram bem bonitas.
    Beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. Favas e ervilhas tortas. Mnhãm mnhãm.
    Fiquei com curiosidade no fruto que não conheço. Como se chama?
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Graça, Não conheço esta fruta, talvez por aqui tenha outro nome, bom final de semana, bjo

    ResponderEliminar
  9. Belo resumo semanal e adoro favas e estamos no tempo delas.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Ter uma casa com horta é qualquer coisa de maravilhoso.
    Não conhecia a flor do fruto Physalis, ainda não comi o suficiente para saborear bem este fruto, pois só o tenho comido em enfeites de bolos.
    Não sabia do ditado das favas, pensei que houvesse durante mais tempo.A receita de as escaldar e colocar nas saladas é algo que fiquei curiosa por experimentar.
    Quanto ao bolinho tem um aspecto de crescer água na boca.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Bom tarde Maria da Graça,
    Sempre um prazer passar pelo seu Blogue e ver como o seu bom gosto está presente em todos os aspectos que foca!
    As fotos estão magníficas transportando-me para os seus lindos recantos, que até me sinto um pouco aí, não tivesse eu a experiencia de ter vivido no campo os primeiros treze anos da minha vida que jamais esquecerei.
    A flor da fisália é lindíssima. A cortina com as borboletas ficou espectacular e a flor (penso que chama dente de leão) no pé, o máximo!
    Favas, adoro, como-as normalmente à portuguesa com os enchidos.
    Gostei das suas receitas.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Блюда из свежего урожая - это прекрасно! Мы только начали сажать горох)
    Красивые шторы с бабочками и процесс вязания!

    ResponderEliminar
  13. Oi amiga!
    Adoro essas frutinha, tenho um pézinho plantada no meu quintal.
    Seus trabalhos ficaram divinos.
    Bjus e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Uma maravilha, passar por aqui... e ter a oportunidade de me encantar com uma variedade de coisas tão diferentes...
    Adorei tudo!!!!! Nem sabia que aquele fruto dava uma flor tão bonita...
    A sobremesa... mais outra delicia de fazer crescer água na boca...
    As demais dicas culinárias... sempre oportunas...
    E o talento... sempre de apreciar, em tantas vertentes, por aqui...
    Espero que já se encontre melhor, da pedra nos rins, Graça!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Um belíssimo pot-pourri!
    Bom fim de semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Phisalys, aqui é muito cara. Mas, vez por outra eu compro.

    ResponderEliminar
  17. Graça minha querida por aqui o phisalys é muito caro, e os doces que leva apenas um em cima dobram de preço por conter uma amostra, mas o encanto que possui explica, acho fascinante rustica e muito gostosa, embora o pessoal de casa diga que ela não tem gosto de nada, e eu digo tem gosto de beleza! bjucas e um fds muito abençoado!! PS amei as borboletas!

    ResponderEliminar
  18. Como eu adoro favas ~ mas por aqui a gente encontra mais as congeladas, o que é uma pena. :(

    ResponderEliminar
  19. Uma delícia de resumo.Nunca provei esses frutos. Quando os vir compro-os.
    Fechei os olhos para não ver o bolo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Oi Maria da Graça, teus posts enchem os olhos tantas são e tão lindas são as coisas que você mostra. E tudo com tanto carinho que enchem os olhos de desejo. Desejo de ter também. Adoro ver esses tomatinhos de capucho. Eu nem os conhecia e recebi umas sementes de uma amiga blogueira de Portugal. Plantei e amei olhar para eles. Mais do que comer, gostei de ver. São mesmo um encanto. E que belo uso deu ao reaproveitar as borboletas. São etéreas e nos levm aos sonhos. Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  21. Que post fantástico adorei!! Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Amei o post!
    E essa torta ai hein! Que delicia!
    Um ótimo fim de semana
    Bijus
    Taty
    http://ansiosapracasar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Adorei a toalha de borboletas, as plantinhas também, planto e tenho muitos pés de phisales do amarelo, gostaria de adquirir sementes do vermelho.A florzinha do mato temos muitas por aqui, e meus netos colhem e fazem a brincadeira : seu pai é careca? e assopram um no outro, ficou legal a flor enfeitandoo chinelo.
    Bom fim de semana! bj

    ResponderEliminar
  24. Post delicioso !!!
    Nunca parada !!!
    Pena é a chuva...
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  25. A passar por cá para desejar um bom fim de semana!


    Isabel Sá
    http//brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Adorei tudo o que vi. Essas frutinhas são deliciosas, favas , adoro, sobremesas fico a olhar para elas e fazem-me crescer água na boca.
    Os teus trabalhos são sempre fantásticos.
    Parabéns!
    Adorei o post.

    Bom fim de semana
    Beijos Graça

    ResponderEliminar
  27. Este ano graças a Deus e à minha sogra tenho comido muitos physalis. Adoro. Favas e ervilhas tortas também.
    Bjs/bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite.
    Que linda postagem, as favas e ervilhas parece saborosas e o lar bastante aconchegador. Um lindo domingo. Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  29. O post está lindo! Eu gosto muito das ervilhas! A idéia de reaproveitar as borboletas foi maravilhosa! Fiquei apaixonada pelo seu trico. Um grande bj

    ResponderEliminar
  30. Sempre com belas fotos!
    Boa semana.
    Bjs

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Mais um post com belas fotos. Gosto muito de ervilhas, nem tanto de favas, mas normalmente compro congeladas. Para quem não tem horta não compensa. Temos todas as semanas um mercado de legumes e frutas, era suposto ser mais barato mas não é.
    Uma boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Que beleza de post Gracinha, não conheço essa fruta,
    favas também gosto, mas são chatas, as fotos estão lindas, e o chinelo ficou muito original, bjs
    amiga e uma feliz semana

    ResponderEliminar
  33. Adoro essa fruta, mas é tão cara! :(

    ResponderEliminar
  34. Também adoro borboletas, papoilas e joaninhas...e há tantoooo tempo que não vejo nenhuma delas.

    Gosto muito de ervilhas, fava uma vez por ano...chega, mas ainda não comi


    Boa semana, amiga

    ResponderEliminar
  35. As sua fotos são sempre um prazer para os sentidos...Favas???Há quanto tempo não as como...Também tive algumas ervilhas de quebrar, são um petisco delicioso!Bons projetos minha querida!

    ResponderEliminar
  36. Que interessante Maria da Graça, eu bordei lindas borboletas para o jeans de minha filha.Depois de usar e não mais servir, recortei-as para aplicá-las em uma bolsa. Já pintei uma tela com uma borboleta grande, tipo aquarela, pois o nome dela é Vanessa e significa, borboleta ou uma miríade, Sua ideia foi realmente show e a cortina ficou linda! Nem falarei das receitas deliciosas! Me deram água na boca. A fisália tem uma conchinha rendada e acho-a linda! Nunca vi aqui na minha região, só em fotos! Amo dente-de-leão e é gostoso assoprá-lo. O meu carinho e meu abraço!

    ResponderEliminar
  37. Hmmm phisálys... amo essa frutinha amada.
    Graça, amada. Acho essas tuas artes uma verdadeira inspiração a meter as mãos na obra...
    amo vir aqui.
    Beijokas mil.

    ResponderEliminar