terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Lentilhas

Pela primeira vez...cozinhei lentilhas!


Demolhei durante uma hora e cozi em lume brando:



Com uma embalagem delas... fiz:


SOPA 

Fiz uma sopa com couve portuguesa...e adicionei as lentilhas!



Arroz 

Fiz um arroz branco e acrescentei as lentilhas!



Migas 

Para as "migas" pus um pouco de azeite...alho e louro
numa frigideira...e alourou ligeiramente;
a seguir...desfiz um pão escuro integral (mas usa-se a broa)
e acrescentei as couves (cortadas fininhas) cozidas e
as lentilhas...envolvendo todos os ingredientes...
tempero com sal e pimenta!

Mas afinal o que são lentilhas?

São pequenas leguminosas...ricas em vitaminas...
proteínas...ferro e fibras!

Excelentes para manter a dieta!

Todas as sugestões foram aprovadíssimas!

E por aí...quais as receitas com lentilhas?

35 comentários:

  1. Eu experimentei uma vez, mas cozeram demais e desfizeram-se. Gostei do paladar, tenho de experimentar de novo em novas receitas, as aqui sugeridas parecem-me bem :)!
    Beijos e um bom dia Maria Graça

    ResponderEliminar
  2. Aqui em casa gostamos delas ensopadas com batatas e salsichas! Fica ótimo! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Adoro lentilhas! Há um prato que me tira do sério - lentilhas de caril - é verdadeiramente delicioso :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro lentilhas e acabaste de me dar ideia para o almoço ;o) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca comi lentilhas, mas vou experimentar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Ficou tudo muito lindo, imagino o quanto ficou gostoso! Gostei delas no arroz, mas também nunca fiz...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Pois, teve uma altura em que usava muito as lentilhas depois deixei, vou voltar
    Kis :>}

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro lentilhas,faço c arroz e faço sopa.Privilégio plantar e colher, beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro lentilhas,faço c arroz e faço sopa.Privilégio plantar e colher, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    que delicia, eu adoro lentilha e faz muito tempo que não faço.Gostei de sua dica.
    Bjos. Tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  11. Quando me lembro, uso na sopa!
    Gostei da sugestão das migas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Oi Graça!
    Eu adoro lentilhas e essas sugestões estão aprovadíssimas mesmo.
    Hummmmm!
    Bjssss querida

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Maria da Graça, gosto muito de lentilhas, aqui elas custam muito caras e difícil de achar. Suas sugestões são ótimas...bjs

    ResponderEliminar
  14. Amiga, gostei de ver esses apetitosos pratos
    Eu uso muitas vezes lentilhas, nas sopas, dessas e das outras mais pequeninas cor de laranja, que nem precisam de ser demolhadas.
    Obrigada pela dica das migas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ótimas sugestões, confesso que estou devendo preparar lentilhas em casa, vamos ver se agora faço.

    Beijinhos, fica com Deus,
    Pri,
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Os pratos parecem bem apetitosos.

    Posso dar-lhe muitas coisas, Maria da Graça, mas receitas não é uma delas :)

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  17. Receitas bem apetitosas!
    Também já fiz com arroz e sopa!
    Resta experimentar as migas, que adoro fazer e com lentilhas nunca fiz!
    Muito obrigada pela ideia.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  18. Eu às vezes faço hamburguer vegetariano com as lentilhas, bem cozidas, passadas no liquidificador com cebola prá dar sabor, daí chego ao ponto com migalhas de pão. Adoro lentilhas - são bíblicas. Esaú trocou sua primogenitura com Jacó por um prato delas...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Hum que delicia!! Adoro lentilhas, aqui costumo comprar um arroz 7 grão e coloco lentilhas junto fica tudo de bom.
    Qualquer hora vou de sopa pra ver como fica.
    Um beijo da Eliane.

    ResponderEliminar
  20. Aqui em casa cozinho lentilha uma vez por semana, adorei o último prato, vou fazer.

    amei seus trabalhos com as lãs...lindos!

    bjssss

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro, faço sempre aqui em casa! Fica uma delicia nas sopas!

    ResponderEliminar
  22. Eu amo lentilhas.
    Mas antes de cozinha-las deixo-as de molho a noite toda.
    Ficam tenras e cozinham mais rápidas.
    Faço com arroz.
    Vou experimentar com couve.

    Dê notícia de seu pai? Muito triste? Escutando o rádio?

    ResponderEliminar
  23. Olá, querida
    Gostamos muito de lentilha e a faço com carne seca... Hum!!!
    A sua com couve deve ter ficado ótima!!!
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
  24. Nunca fiz lentilhas, pois só o nome dá arrepios, no entanto estou como as crianças que dizem que não gosto de uma coisa sem ter provado.
    Se tu fizeste e gostaste, porque não experimentar?
    Já agora alguma vez cozinhaste soja?
    Tenho mas também nunca fiz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Adoro sopa com couve...lentilhas nunca comi.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Adoro sopa com couve...lentilhas nunca comi.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Não sou fã de lentilhas, aliás nem me lembro da ultima vez que comi por isso se não estou em erros acho que gosto, mas que não sou fã... Pronto, espero não estar a confundir!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  28. Adoro! A mãe cozinha às vezes por saber que eu gosto muito mais que feijão. Como com arroz branco mesmo.
    Delícia!
    Abração e ótimo dia.

    ResponderEliminar
  29. Olá Maria da Graça,

    de vez em quando eu faço lentilhas mas tempero-as e sirvo como o feijão, refogo/estufo com bacon, alho e cebola e como são meio escuras, coloco também tomates sem pele e picados.O arroz cozinho juntamente com as lentilhas, antes frito na manteiga muita cebola picada, coloco o arroz e acrescento a lentilha demolhada durante a noite, água que baste e os temperos a gosto.
    Como não temos inverno, a sopa não apetece mas gostei da dica das couves, no sul do país a sopa é um prato bem comum.
    Adorei o post flor, seus pratos parecem saborosos!
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  30. Olá!
    Hummmmm....já me deu vontade de cozinhar as daqui de casa, rsrsrs...
    Eu e o Davi amamos Lentilhas....
    Que delícia!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderEliminar
  31. Olá Maria da Graça! A propósito da sua pergunta sobre as lentilhas de caril, decidi fazer um novo post com a receita ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  32. A minha Mãe fazia muito sopa de lentilhas e devo confessar que não lhe achava piada nenhuma. Era um
    sacrifício comer a sopa esse dia. Por isso muito raramente faço.
    Mas gosto muito da sopa de ervilha seca embora nem sempre encontre à venda. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. A minha Mãe fazia muito sopa de lentilhas e devo confessar que não lhe achava piada nenhuma. Era um
    sacrifício comer a sopa esse dia. Por isso muito raramente faço.
    Mas gosto muito da sopa de ervilha seca embora nem sempre encontre à venda. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Hum...deliciaaaa!!!
    A lentilha é tudo de bom!!!

    O visual do seu blog está lindo!!!
    Beijo
    Ivete

    *

    ResponderEliminar