sexta-feira, 12 de junho de 2015

Queijo Brie com nêsperas

Sou muito apreciadora de queijo...mas
na maioria das vezes...não me "cai bem"!!!

Há muito tempo que não comia o Brie
- de sabor delicado e textura macia -
é originário de Brie na França!

Vejam esta delícia:


Uma combinação improvável de sabores
que resultou num delicioso lanche!

Cortei o queijo e fiz um doce de nêspera
(pedacinhos de nêspera bem cozidos em água e açúcar)


E se o costuma utilizar...dê a dica para eu experimentar!!!

E ainda...pedacinhos dele...num creme de curgete
abóbora e feijão verde:


Na minha horta...as novidades são diárias!

Ontem foi assim:


Hoje já foi de um jeito diferente:


E por falar em novidades...apercebi-me que
muita gente pensou que... "alface espigada" fosse
uma variedade de alface:


Mas não é uma variedade!!!

Para quem não sabe...qualquer alface espiga
isto é...atinge o seu ciclo de maturação!

Apanha-se a alface muito antes de ela atingir
este estado...pois corre-se o risco de as suas
folhas ficarem rijas!


Neste caso...as folhas estavam tenras
e foram consumidas com agrado!


Na ponta da flor...estão as sementes
que são muitas vezes aproveitadas
para nova sementeira!

E esta espécie conhecem?


É a couve rábano - rica em vitamina C -
tem um sabor delicado e suave!

Existem estas duas variedades na minha horta:



Gosto de a grelhar com outros legumes:


E acompanhar os grelhados:


E na sopa...as folhas do "rábano":


E para si que por aqui passa:

UM FIM DE SEMANA...HARMONIOSO:


29 comentários:

  1. Humm nossa tantos legumes bons!!!
    Já ando tentada a comprar desse queijo há mto, mas tenho medo de não gostar!
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que belas dicas gastronómicas minha amiga. O queijo com nêspera é que é uma novidade para mim, tenho que experimentar, sou um grande apreciador deles em separado.
    Um abraço e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Essa combinação ficou perfeita e adorei ver as alfaces e saladas! O peixe grelhado, lindo! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Olá tudo bem com você...que linda sua horta, deliciosos pratos...beijos bom final de semana.

    ResponderEliminar
  5. Graça,adoro Brie,como todos os dias no meu pequeno almoço com confeiture e pão integral. Não sabia da sementes de alface,acredite. Sua horta cada dia mas encantadora,que privilégio:plantar ,colher e comer,feiz noite,beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Como invejo essa tua horta, queria tanto ter uma aqui em casa! Coisa mais abençoada acompanhar o crescimento de uma planta e poder trazê-la à mesa, sem venenos, pura e deliciosa como Deus a cria... Quanto ao teu desconforto ao comer queijo, também o sinto. Melhora se eu como uma maçã depois, as fibras dessa fruta parecem absorver o que quer que o queijo tenha que me faz mal, por que você não experimenta?

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Que fartura, quanta coisa boa numa só postagem!
    Eu tbm adoro queijo, todos pra mim são bem vindos!

    Bjs, ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Hum! que delicia até fiquei com água na boca, inveja de não ter uma horta dessas, sempre comia as coisas com outro sabor....
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Красивые фото! Мушмула для нас экзотика, даже не знаю, что это такое, а вот кабачки сажаем)

    ResponderEliminar
  10. Esse rábano deve ser o nosso rabanete que se come cru e é meio ardido.
    As folhas uso em sopas.
    Gosto do queijo Brie. Não gosto é do preço(risos).

    ResponderEliminar
  11. Sempre tive hortas na fazenda, infelizmente não gosto de folhas, já tentei,mas não consigo come-las, mas adoro cultivá-las. Vendo suas imagens maravilhosas, estou frustrada! Faz um bom tempo que não consigo plantar, estamos passando por um período de estiagem e é necessário economizar água.Preciso urgente de um poço artesiano! Obrigada por seu carinho, obrigada por estar sempre presente. Beijo

    ResponderEliminar
  12. Olá!!
    Quando eu era criança na casa da minha mãe tinha uma arvore de nesperas, fez lembrar da minha infância!!
    Bjss

    ResponderEliminar
  13. Queijo no creme? Isso é demais para mim... Mas gostos não se discutem hehehe
    Admiro a tua paixão pelo queijo, eu só com o cheiro fico satisfeita hehehe

    bjxxx

    ResponderEliminar
  14. Excelente sugestão !
    https://stresseacidade.wordpress.com

    ResponderEliminar
  15. Excelentes e deliciosas sugestões...mas de todas de longe prefiro o Brie...não é o que melhor faz...mas por certo para mim o que melhor sabe!

    ResponderEliminar
  16. Nossa, tdo delicioso.. De comer com os olhos. Imagoino o sabor. Hunnnnnn

    ResponderEliminar
  17. Aprende-se muito e como são uma delicia os teus legumes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Oi Graça!
    esse queijo com nêsperas deve ter ficado delicioso!
    É uma felicidade poder colher p/se alimentar. É uma dádiva divina!
    Bjsss querida e um lindo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  19. Prefiro os nossos queijos aos franceses. Gosto de queijo de cabra ou ovelha.
    Adoro legumes, principalmente cozinhados.

    Adorei as tuas fotos.

    Obrigada pela rosa com que nos presenteias.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Olá Maria da Graça,

    Nésperas são deciciosas "in natura", nunca provei o doce, deve ser muito bom! Adorei os pratos que você postou, não conheço a couve-rabano e se tiver gosto de nabo, não me apetece conhecê-la..rs Lindas suas fotos flor!
    Obrigada pela linda rosa orvalhada e pra você também um feliz domingo.
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  21. Minha Querida Amiga.
    Eu não conheço essa qualidade de alface são de lindas folhas e por ser um produto natural as cores imagino que não existe aqui no Brasil.
    Um Domigo ebaçoado abraços.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia ♡♡♡
    Uauuu e não é que ficou um post delicioso
    também só com coisas gostosas por aqui
    adoreii tudo

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  23. Olá, muito bom ter uma horta e recolher o que é necessário para o dia.
    Gosto muito de queijos mas evito um bocado à excepção do queijo fresco que uso em saladas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Obrigada pelas suas palavras amigas. Realmente não está a ser fácil, até porque sou sozinha para tudo. A filha vive em Lisboa tem o trabalho dela, duas filhas e eu não quero sobrecarrega-la. Mais uma vez terei de ser forte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que maravilha de horta, Maria da Graça. Até apetece ser vegetariana.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  26. Graça, adorei a sua horta!!! Que show!!! Eu gosto muito do queijo brie na salada!!!
    Bjs e otima tarde!!!

    ResponderEliminar
  27. Que vergonha, eu que nasci e fui criada na aldeia, não percebi que "alface espigada" fosse a alface que espiga, quando tem de espigar!
    Com tanta novidade, pensei mesmo que fosse uma variedade de alface! Que vergonha!
    Adoro nêsperas, aliás, devoro nêsperas.

    ResponderEliminar
  28. Que máximo essas couves Graça, não conhecia, são bonitas :)
    No fim de semana experimentei a gelatina com o iogurte e adorei ;D
    Beijinhos

    ResponderEliminar