domingo, 12 de julho de 2015

Creme de abóbora


Por aqui... a sopa que mais se aprecia é antiga
portuguesa com todos os legumes da época!

Decidi experimentar um creme de abóbora:


Cozi a abóbora só com sal e na hora de a triturar
adicionei: coentros e hortelã:


No momento de servir... ervilhas e favas cozidas:


Lá diz o velho ditado:
"Maio as dá...maio as leva!"


Favas e ervilhas estão chegando ao fim...


e os pepinos e os chuchus começam a amadurecer:




Daqui a pouco já se apanham:



Conhecem o feijão "entremoçado" (nem verde...nem seco):


... mas bem "cheinho" para enriquecer nossa refeição:


Penso que já vos dei esta dica:
se gostam...experimentem cozer feijão verde
com a esparguete:



E por falar em feijão verde...conhecem a "maquineta"
que os corta bem fininhos?


Ofereceram-ma...mas parece fácil de encontrar:


Vejam as rosas da minha horta:






Para quem passar por aqui:

UM DOMINGO...bem relaxante!!!

24 comentários:

  1. Essa sopa é muito boa e como é bom ver tudo o que tens de belo na tua horta! Vale a pena! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderEliminar
  2. Como é bom viver no campo! Tudo fresco, tudo à mão!
    Bom domingo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. lovely blog :)
    happy Sunday! :)

    http://www.itsmetijana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ainda não almocei e aquela sopa de abóbora abriu-me o apetite.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  5. A sopa de abóbora me pareceu deliciosa! Deve ser maravilhoso ter ima horta! Te desejo uma otima semana!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, você me deu uma otina ideia, sopa de abobora,ontem fui ao mercado e comprei uma abobora, vou fazer a sopa, tenho ervilhas congeladas.Infelizmente meu estado é muito pobre em verduras, legumes, aqui tudo é pecuária...lindo domingo

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz esse creme, parece ser delicioso;)
    Bjs e bom domingo!

    ResponderEliminar

  8. Relaxante é passar por aqui e ver tanta gostosura colhida da horta sem agrotóxicos e dicas de receitas maravilhosas.
    Bom domingo, amiga!
    Uma semana melhor ainda!
    Beijinhos.ه° ·.
    ·.。╰✿づ

    ResponderEliminar
  9. Oi Graça
    É uma delícia passar por aqui e ver todas essas maravilhas da sua horta e os pratos divinos que você confecciona com elas. Esta sopa de abóbora está convidando para o almoço
    Beijos minha amiga e um feliz domingo

    ResponderEliminar
  10. Hoje a abóbora é muito utilizada na comida, principalmente na sopa, mas eu não aprecio, acho que porque quando era criança era pouco utilizada na alimentação da minha família. Com abóbora só faziam o doce de abóbora.
    Resto de bom domingo!

    ResponderEliminar
  11. Tão bom ter uma horta à disposição. Gosto muito desse feijão encarnado (é como eu lhe chamo). Sempre que encontro compro. Uso em sopas ou então para fazer com frango estufado. Fica muito bom. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. As sopas à antiga são as minhas preferidas.

    Adoro legumes, principalmente cozidos.

    Adorei as tuas fotos e a tua horta.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Прекрасный урожай! Прекрасные фото еды!

    ResponderEliminar
  14. Tudo fresquinho, saudável...ai, que delícia, Graça.

    Eu adoro creme de abóbora, adoro, mas, não coloco coentro.

    Deve ficar muito bom com o gostinho especial do coentro.

    Acho que seu feijão verde deve ser vagem aqui no Brasil...e eu adorei essa pecinha para cortar...que tudo!!

    beijinhos, Graça, tenha uma semana bem bonita!

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  15. Quanta coisa boa por aqui.

    Que vontade de regar a tua horta, é das poucas coisas que gosto e sei fazer em termos hortículas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Isso é uma benção de Deus!
    Parabéns pela horta maravilhosa e pelas fotos!
    Bjsss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  17. Deixei dee comer vagens e feijão verde por causa dos fios, essa máquina ficou-me no olho!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  18. O aspeto é bom, mas eu cá não gosto de abóbora.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Ui, meu Deus, só coisas boas pela sua horta, Graça. Que riqueza.
    Achei piada ao nome do feijão " entremoçado", nós chamamos-lhe feijocas e adoramos comê-las num arroz malandro com tomate.

    beijinhos e uma bela semana

    ResponderEliminar
  20. Olá Graça
    Isto que chamo de vida saudável!
    Amo ver sua horta,feliz semana,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Frutas e verduras vc não precisa comprar, não é, Maria da Graça?
    Vc tem tudo aí, pertinho de vc.
    Tire uma foto da sua porta para o pomar.
    Quero vê a distância.
    Deve ser na sua porta.

    ResponderEliminar
  22. Olá Graça,

    que rica horta, dá vontade de levar, hehehe
    Bela máquina para cortar o feijão verde, tenho de comprar uma.
    Nunca comi sopa de abóbora com favas e ervilhas, mas deve de ser boa.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  23. Gosto tanto de sopas! Adoro legumes, esses da horta que maravilha!. Era capaz de me alimentar só de sopas, de legumes e de fruta...
    Ah, já fiz esparguete com feijão verde, fica uma delícia, sempre que tenho feijão verde, não falha!
    Obrigada pelas dicas maravilhosas!

    ResponderEliminar