domingo, 19 de maio de 2024

... 🇮🇹 conhecendo Verona!

Depois de visitarmos a casa da Julieta ... fomos caminhando pela cidade em busca de um restaurante para almoçar!

Trouxe alguns olhares:









A Arena de Verona é um anfiteatro romano, localizado em Verona, Itália, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas. Durante os tempos antigos sua capacidade era de aproximadamente 30.000 pessoas, atualmente sua capacidade é de 15.000 pessoas.
(Wikipédia)

















Aqui perto há uma "pastelaria" que vende um doce típico! Está aprovado pois é delicioso! Não há registos ... mas o candeeiro da mesma é maravilhoso!!!


Continuaremos a passear por Verona!

sábado, 18 de maio de 2024

Museo delle illusioni... 🇮🇹

Perto do apartamento em Milão e da estação central, aproveitámos o tempo que tínhamos e fomos conhecer este museu! Os rapazes já foram visitar o de Lisboa e o do Porto, bem recente na cidade! Não acharam nada de especial mas mesmo assim... trouxe alguns olhares:



Neste túnel... foi muito divertido pois tínhamos a sensação de que rodávamos e iríamos cair!!!




Espelhos com belo efeito...








Um dia destes... vou conhecer o museu no Porto que fica na Rua de Ceuta!

Informação:

"No coração da Invicta, Neonia é uma cidade alternativa que oferece uma visita inesquecível a um Porto diferente – um Porto arquitetado por uma visão retro futurista e com um filtro cyberpunk, onde os residentes são os próprios visitantes.

Numa área total de 1500m2, os visitantes podem descobrir diversos espaços imersivos. 

Com recurso a várias interpretações artísticas, materiais cenográficos, projeções, sonoplastia e jogos de luz com cores vibrantes, este é um espaço de entretenimento único, que atinge a plenitude do seu potencial quando é compartilhado."

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Lavadouro da Ervilha... Porto 🇵🇹

 Em frente à Junta de Freguesia da Foz, na Rua de Corte Real, antiga Rua da Ervilha, encontramos um espaço público cuja entrada ostenta um arco em pedra com a seguinte legenda: Lavadouro da Ervilha. 

Para além dos  lavadouros cobertos, realça-se a Fonte da Ervilha constituída por um pequeno tanque onde assenta o espaldar no qual se destaca um fundo de belos azulejos e, ao centro, a bica da fonte. 

As traseiras do espaldar servem de encosto de um banco em pedra. Nas costas do espaldar está inscrito: Fonte da Ervilha – CMP – ÁGUAS – 1943.  

A data inscrita corresponde ao ano da sua instalação, embora uma boa parte da atual fonte, lajeado e tanque, tenha sido construída em com pedras mais antigas de origem desconhecida, eventualmente de uma fonte que terá existido mais próximo do monte da Ervilha. 

J. Bahia Júnior refere o Marco fontanário (e chafariz) do Mercado que, pelas análises microbiológicas realizadas entre 1904 e 1907, era abastecido com água de má qualidade. (Google)

... e eu, que passo aqui inúmeras vezes, só conheci este espaço... um dia destes:













Aqui ao lado... o famoso Mercado da Foz:











Momento com sabor a maracujá ☺️