Vinte anos depois da sua inauguração no Parque 25 de Abril, a 6 de maio de 1996, o painel cerâmico “Histórias de Matosinhos”, da autoria do artista plástico José Emídio, foi integralmente restaurado pela Câmara Municipal de Matosinhos no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Para além do restauro, o verso desta obra de arte ganha agora um novo trabalho de José Emídio, “Histórias de Matosinhos II”, que será inaugurado no sábado, 17 de dezembro, pelas 16 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Depois das lendas e dos ícones retratados no primeiro mural, “Histórias de Matosinhos II” inclui referências à tradição da pesca e à Lenda do Bom Jesus de Matosinhos, mas também a alguns elementos contemporâneos, como o novo terminal de cruzeiros de Leixões ou a escultura “She Changes”, da artista norte-americana Janet Echelmaní. Predominam, como na primeira obra, os tons azuis e amarelos, remetendo para a imagética costeira, solar e marítima de Matosinhos.
Nascido em Matosinhos a 7 de maio de 1956, José Emídio é hoje um nome incontornável das artes plásticas nacionais, com obra espalhada por todo o país e exposições realizadas em vários pontos do território nacional. Ainda este ano a Galeria Municipal de Matosinhos acolheu “Voltar”, uma grande exposição antológica da obra do artista, constituída por mais de meia centena de obras, entre pinturas, objetos e cerâmica.
(e_cultura.pt)
Lindo mural e fotos!
ResponderEliminarSeja linda a nova semana! beijos, chica
As fotos agradaram-me.
ResponderEliminarÉ bom sempre a promoção da Arte.
Boa semana, beijinho
Obrigada por partilhar as fotografias deste belo mural.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Muito bom, isso. Beijo,
ResponderEliminarGracinha, são lindos os seus olhares da obra do artista plástico José Emídio. Matosinhos fica agora ainda mais bonita.
ResponderEliminarBeijo, boa semana.
Um belo mural. Grata pela partilha.
ResponderEliminar*
Segunda feira abençoada por Amor e Paz.
*/*
Olha que lindos, todos em tons de azul.
ResponderEliminarBoa semana, Gracinha
Después de tantos años, ya necesitaba una buena reparación.
ResponderEliminarBesos
Boa tarde Gracinha,
ResponderEliminarAdorei conhecer este artista e este belo mural.
Beijinhos,
Ailime
Muito céu, muito mar...
ResponderEliminar''Bebedeiras de azul'', poetizou Gideão...
Gostei de ver... Bjnhs
~~~~~~~~