sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O TITAN... em Matosinhos!

 Tal como o antigo porto de Rodes, que possuía à entrada uma gigantesca estátua em bronze de Apolo (uma das famosas e desaparecidas Sete Maravilhas do Mundo Antigo), também Matosinhos e o seu porto de Leixões possuíam os seus “colossos”. Metálicos. Dois. 

Um em cada molhe. 











Únicos no mundo, os “titans” são monumentais guindastes que documentam de forma privilegiada a época da arquitectura e engenharia do ferro e da energia a vapor. Irmãos próximos de outros famosos monumentos metálicos de grandes dimensões do final de oitocentos, como a torre Eiffel (1889) ou, entre nós, as pontes Maria Pia (1877) e Luís I (1888) ou o mercado Ferreira Borges (1885), os titans foram fulcrais na edificação do porto de Leixões – a maior obra de engenharia realizada em Portugal no século XIX. Afinal, foi graças à sua força e à sua avançada decidida sobre o mar que os molhes portuários foram construídos no término desse século.

Preparada para subir "tanta escada"... depois de ter caminhado uma hora e meia... 😜







Continuaremos a subir... pois o vento que se fazia sentir não facilitava o caminhar e "isto de alturas" já não me deixa confortável!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Passeando até Entre_os_Rios!

Continuemos a passear pela margem direita do rio Douro... até Entre_os_Rios!!!

 São olhares de recantos que despertaram a minha curiosidade!

O dia estava fantástico!



Encontrei algumas tabuletas indicando "cais" e espreitei algumas:









... no miradouro de Sebolido:





O "Anjo de Portugal" evoca a queda da ponte de Entre-os-Rios, a 4 de Março de 2001, e consiste num conjunto escultórico com 20 metros de altura, constituído por um pedestal de betão, pintado de branco e um anjo em bronze, com doze metros de altura:






Estive em Castelo de Paiva mas de passagem!
Continuaremos a passear mas agora na margem esquerda do rio Douro!!!


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Terminal do Porto de Leixões!

 No domingo passado fui conhecer!

O terminal foi construído especificamente para navios de passageiros oceânicos construído pela Autoridade Portuária do Douro, Porto, Portugal.

O terminal foi inaugurado em 23 de julho de 2015!!! (Wikipédia)


"Ao longe, o terminal de Cruzeiros de Leixões faz lembrar um rolo de papel a desenrolar-se. 

É composto por quatro «braços» – um vai até ao navio, outro até ao molhe sul, outro até à cidade e o último termina dentro do edifício. Se ao longe a obra desperta a curiosidade, vista de perto é avassaladora.

De frente para ela somos engolidos por uma luz imensa, reflectida pelos azulejos hexagonais brancos que surgem ao longo de todo o edifício. São cerca de um milhão e foram produzidos pela Vista Alegre. A sua colocação desigual faz com que não haja dois azulejos seguidos na mesma posição, o que provoca um bonito jogo de luz, que reflete várias tonalidades."




Esta arquitetura permite olhares lindos!!!



A luz natural ilumina o interior!!!



Por baixo... estuda_se a vida marinha!




Visitas guiadas!
Domingos das 10 às 17!
A primeira às 10:15... demora 1h!

Um guia apaixonado por arquitetura que nos aguçou a curiosidade:





Atracado... um magnífico barco!

Na construção do terminal foram utilizadas mais de 4.000 toneladas de aço, 20.000 m3 de betão, 6.700 m2 de vidro e 900.000 azulejos em seis formas diferentes:


... e a visita continua!!!