A nossa chegada a Itália foi feita por Milão!
Apanhámos um autocarro do aeroporto e descemos na estação central... uma vez que o apartamento que alugámos ficava a 10 minutos da mesma!
Imponente... majestosa... o nosso olhar encheu-se de muita beleza! Os meus primeiros olhares italianos:
Estação Central de Milão é uma das maiores e mais impressionantes estações da Europa.
Possui uma mistura de estilos arquitetônicos.
Inspirada pelo modernismo no princípio do século XX, a Estação Central de Milão possui uma mistura de estilos, entre os quais se destacam especialmente o Art Nouveau e o Art Decó.
O passado da Estação Central:
A estação foi inaugurada em 1931 para substituir a antiga estação central, já que ela não era capaz de suportar o contínuo aumento do tráfego de passageiros.
O projeto, muito mais simples durante seu início, avançou lentamente enquanto se convertia em uma majestosa construção depois da chegada ao poder de Mussolini, que pretendia que a estação representasse o grande poder do regime fascista.
A Estação Central no presente:
Atualmente, a Estação Central de Milão observa um contínuo movimento de milhares de viajantes e assíduos que passam o dia ali, além das centenas de turistas que se aproximam para contemplar seus chamativos tetos abobadados.
As enormes cúpulas de aço e cristal abrigam 24 plataformas onde há um contínuo ir e vir dos trens que levam até algumas das principais capitais europeias, além de outras cidades italianas que aparecem nos belos roteiros! (Google)
Preparativos para o 25 de Abril 🇮🇹
Dia da Libertação... um feriado nacional na Itália que comemora a vitória do movimento de resistência italiano contra a Alemanha nazista e a República Social Italiana , estado fantoche dos nazistas e estado traseiro dos fascistas, culminação da libertação da Itália da ocupação alemã e da guerra civil italiana na última fase da Segunda Guerra Mundial . Isso é diferente do Dia da República ( Festa della Repubblica ), que acontece em 2 de junho e comemora o referendo institucional italiano de 1946 .
... no dia seguinte, regressámos à estação para deixar as malas e passear por Milão:
O vitral à luz do dia!!!