" A 12 de Abril de 2012 deu-se uma grande explosão, seguida de três menores e um incêndio, no molhe sul do porto de Leixões, fazendo um morto, um ferido grave e vários ligeiros. O guindaste Titan estaria a ser desmantelado desde o dia 3 de Abril, para remodelação.
O acidente foi causado pela queda de uma peça do Titan sobre o pipeline de gás que ligava o local de atracagem dos petroleiros a um depósito de armazenamento em Matosinhos. O inquérito apurou que uma grua de apoio que suportava o contrapeso do guindaste histórico Titan terá tombado graças a uma falha no cálculo do peso. Em comunicado, a APDL garantiu que era impossível pesar o contrapeso antes da operação, pelo que foi feita uma estimativa pela empresa contratada, a Eurocrane."
Anos depois... renasce o novo TITAN:
"O guindaste ficará funcional mas não será utilizado para movimentar carga. A relocalização da enorme estrutura de arqueologia industrial para o Terminal de Cruzeiros pretende aproximar a comunidade desta zona, “promovendo a relação directa entre a cidade e o Terminal”, explica a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. “O porto é idiossincrático para os matosinhenses”, sublinha na apresentação. Como tal, espera que se possa ter “outro dia feliz” com a inauguração do Titan."
Fui eu que não entendi ou o guindaste, apesar de estar funcional, não vai trabalhar?
ResponderEliminarO zimbório tem bom ar.
Bom fim de semana, Gracinha
Bea... não vai trabalhar... 🙂
EliminarNão conhecia esse episódio lamentável.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Então a grande engenhoca agora é museu?ff
ResponderEliminarTem um ótimo fim de semana. Bjnhs
~~~~~~~~
O ff é engano!; ))
ResponderEliminarNão me lembro de acidente. Interessante reportagem fotografica.
ResponderEliminarBeijos e bom fim de semana