sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

... Buçaquinho... o parque!

 Parque Ambiental do Buçaquinho, para além de representar um melhor ambiente e mais qualidade de vida para os munícipes do concelho, é também um pólo de atração, no âmbito do ecoturismo e da educação ambiental. A antiga ETAR transformou-se numa extensa área verde com seis lagoas de águas depuradas e um pinhal com árvores e sombras generosas. Esta reconversão valeu-lhe recentemente a atribuição do prémio dos Green Project Awards 2016 na categoria de «Cidades Sustentáveis>>!






O Parque Ambiental do Buçaquinho é um espaço que permite realizar várias atividades. Desde andar a pé ou de bicicleta pelos trilhos em terra batida ou madeira, permitindo sentir os diferentes cheiros das ervas aromáticas, como: alecrim, tomilho, alfazema, anis, cravo do mar, malva, flor de tabaco, manjerona e balsamita. Usufruir dos postos e torre de observação para observação das diferentes espécies de aves ou ouvir o coaxar das várias espécies de anfíbios que se encontram nas lagoas. O Parque Infantil proporciona a diversão das crianças, assim como, as famílias podem usufruir das áreas relvadas e da esplanada da cafetaria para descansar e conviver. (cm-ovar.pt)






Integrado no Parque, foi estabelecido um contrato de atribuição do direito de utilização de espaço para a instalação e exploração da cafetaria, respeitando boas práticas ambientais e assegurando a dinamização de atividades de animação e valorização pedagógica do local.

A manutenção e conservação do Parque do Buçaquinho só é possível pela consagração de um conjunto de regras e normativas que garantam a preservação e fruição do espaço por todos, garantindo a sua proteção e conservação, tendo sido criados para o efeito Normas de Utilização do Parque Ambiental do Buçaquinho.






Acreditamos que um conhecimento profundo das espécies e habitats existentes contribui para a correta prossecução de uma estratégia de desenvolvimento sustentado, cujo conhecimento técnico e científico e divulgação à população através das atividades de educação ambiental do Município é dinamizador e atrativo do turismo da região.







10 comentários:

  1. Acredito que seja um parque muito agradável de visitar. Belas fotos.
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não há dúvida de que Portugal tem lugares maravilhosos e Graças a Deus que existem fotógrafos como a Gracinha para os partilhar connosco.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Nooooooooooossa!
    Que fotos mais lindas!
    Adorei todas. Belo parque!
    beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. Quando vi "Buçaquinho" fiquei a pensar que ia falar da Mata Nacional do Buçaco que, por sinal, adorei lá estar! Mas já vi que não é e... ainda bem! Uma vez que esse lugar fica pertíssimo da Barrinha de Esmoriz e já tinha esse lugar referenciado há bastante tempo. Quando passar por lá, visito esse lugar também! Muito curioso, parece ser muito giro... :)

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida amiga Gracinha!
    Lugar muito aprazível de se estar.
    Que bom gosto tem seus passeios todos!
    Tenha dias abençoados de descanso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Um conjunto de fotos maravilhosas .
    Também tenho algumas mas não tão bem enquadradas .

    JR

    ResponderEliminar
  7. Parque muito bonito e fotos também lindas de se contemplar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Muy buen parque y buenas reflexiones en tus fotografías.
    Besos.

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante das fotos mais escuras. E veremos o que acontece ao parque agora tão bonito e disponível.
    Que sejam muitas coisas boas e gente cheia de civilidade.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Gracinha,
    Que parque tao belo!
    Adorei os olhares.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar