O Café... A Brasileira é um dos mais emblemáticos cafés da cidade do Porto, em Portugal. Está localizado na Rua de Sá da Bandeira, em plena Baixa do Porto.
Com projeto do arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira, "A Brasileira" tem uma notável fachada, com o magnífico para-sol de ferro e vidro e um interior deslumbrante, em que sobressaem os cristais, os mármores e o mobiliário de couro gravado.
Sendo um dos cafés da maior prestígio na cidade, nos inícios do século XXI, "A Brasileira" passou por várias vicissitudes.[
A chamada "sala pequena" foi separada e explorada pela multinacional Caffè di Roma durante uma década.
O restante espaço esteve encerrado por vários anos, reabriu como restaurante e encerrou de novo. Propriedade de António Oliveira, antigo treinador da Seleção Portuguesa de Futebol, o café e todo o prédio sofreu uma reabilitação profunda e reabriu em 2018 como hotel do Grupo Pestana.
(Wikipédia)
Entrei para fazer um pequeno lanche e trouxe estes olhares:
Boa reportagem, Gracinha.
ResponderEliminarE não é tarefa fácil-
Um beijo amigo.
Cosas antiguas, resaltan en esos lugares...muy lindo.
ResponderEliminarMuito bonito!!
ResponderEliminarBoa sexta feira, bjs.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/
Amiga Gracinha,
ResponderEliminarConheço este belíssimo local, que em alguns pontos assemelhasse à “Confeitaria Colombo, aqui no Rio de Janeiro”.
O nome deste (hoje), espaço gastronômico, é devido a venda de café a peso, dos lotes especiais (em grandes sacas de juta), importados do Brasil, nos idos anos (1903).
Beijos e bom fim de semana!!!
Lindos detalhes !
ResponderEliminarObrigada pela visita !
Bjs e bom fim de semana !
Anna
lindo esse café histórico do Porto!
ResponderEliminarApesar de já ter ido ao Porto, não cheguei a visitar esse café. Gostei de saber das curiosidades e a próxima vez que for ao Porto tenho que lá passar :)
ResponderEliminarCumprimentos,
Cantinho dos Poemas de Criança 👦.
As imagens são muito cheias de beleza antiga! Adorei :)
ResponderEliminar.
São estilhaços da vida que me fazem viver
.
Beijo, bom fim de semana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSimplesmente lindo. Um deslumbre de imagens. Parabéns por compartilhar. Bjs querida. É sempre bom vim no seu cantinho
ResponderEliminarNo pasa desapercibido, cuando se pasa por delante de su fachada.
ResponderEliminarFeliz fin de semana. Besos.
Que bonito! Uma beleza rara que felizmente se mantém. Adorei os registos!
ResponderEliminarE são confortáveis essas cadeiras com estrela de cinco pontas?! A gente senta-se e não se esquece dela, ou passa despercebida a quem se encosta? Ficam bem na requintada brasileira.
ResponderEliminarÓ portugueses de uma figa. Então cuspiam no chão?! Pensariam que estavam onde?! Um luxo tamanho requer ao menos alguma educação, não é? E o aviso merece placa metálica, pois claro. Por entre mármores e colunas, não podia aparecer um cartão escrito a lapiseira e com erros. Assim por exemplo, "Não cuspão no xão". É que ficava tão mal como o dito e asqueroso acto.
Bom fim de semana, Gracinha
A verdade é que não entrei em qualquer das brasileiras portuguesas.
Puxa, quando fomos a Porto não conhecemos "A Brasileira", que pena. Lindo café!
ResponderEliminarAs fotos estão fantásticas.
Bjs