terça-feira, 9 de abril de 2024

Curiosidades... Salamanca 🇪🇸

 Salamanca além de ter duas catedrais, a antiga (do século XII) e nova (do século XVI), possui muitas lendas que atraem sorte, como a do astronauta esculpido na fachada da catedral antiga e a da rã na fachada central da universidade de Salamanca, por isso todos os turistas que passam em frente a esses pontos turísticos ficam horas procurando-os.

Não iremos revelar onde é que estão esculpidos, por que?

Dizem que se você encontrar o astronauta esculpido na fachada da catedral velha (antiga) de Salamanca, lhe trará sorte!... (Venha ela... 🍀)

Ambas as catedrais são coladas uma a outra, onde o muro de uma está apoiado ao muro da outra, você tem acesso facilmente entre as duas catedrais.

Em relação a rã (ou sapo) escondido na fachada central da Universidade de Salamanca, dizem que, se o encontrarem sem a ajuda de ninguém, trará sorte, e para os estudantes de lá, passam de ano, se formam, e para todos, podem até arrumar um casamento e até voltar para Salamanca.

Quando você chegar a Salamanca e encontrar o astronauta na catedral velha e o sapo na universidade, não mostre para ninguém, pois de sorte, te trará azar rsrsr! 🤭☺️...(Não vi a rã mas vi o astronauta e perguntei a mim mesma o que fazia ele naquele emaranhado medieval...) 🤔Congress Internacional

Mais um conjunto de olhares...


No Domingo de Ramos depois da procissão das irmandades, um andor e uma banda com dezenas de músicos!!!








A escultura mais antiga... simboliza um touro!
É um Verraco, uma escultura zoomórfica dos antigos povos celtiberos (vetones), cuja existência ao lado do rio está documentada desde o século XIII.






O monumento de dois metros às margens de Tormes é dedicado aos heróis do romance moral de um autor anônimo do século XVI “A Vida de Lazarillo de Tormes, seu destino e adversidades. ”O grupo de esculturas em bronze composto pelo cego e Lazarillo de Tormes foi realizado pelo artista local Agustin Casillas em 1974. Ao contrário do romance imortal de Cervantes ou das peças de Lope de Vega, esta obra renascentista é pouco conhecida fora de Espanha, pelo que a escultura nada dirá ao turista estrangeiro médio. (Google)





Costumo dizer que um dia regresso mas, desta vez... não o digo! É a terceira vez que visito esta cidade espanhola! Gostei do que os meus olhos foram observando e enquanto houver "memórias e olhares" não a esquecerei! 


5 comentários:

  1. Tenho de ir à procura do astronauta para ver se tenho mais sorte!! Obrigada por estes olhares! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão como sempre, lindas. E ficámos a saber de uma Gracinha com asas e que Tormes que Eça imortalizou como casa, aparece em Espanha como povoação.

    ResponderEliminar
  3. Olá Gracinha!

    Salamanca é uma cidade muito interessante, gosto muito de lendas e adorei saber as curiosidades 😄

    Abraços 🤗

    ResponderEliminar
  4. História (lenda) a não perder.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Gracinha,
    Espanha tem realmente cidades muitos bonitas e com muita história, o caso de Salamanca.
    Adorei os olhares.
    Beijinhos e um ótimo dia.
    Emília

    ResponderEliminar