sexta-feira, 7 de março de 2025

Flores do Jardim Botânico do Porto 💜

Nos jardins do Botânico do Porto podemos admirar um infindável número de árvores e arbustos e nesta altura do ano... encontramos muitas camélias! A chuva vai envelhecendo as suas pétalas mas não perdem o seu encanto!

Vejam algumas que colhi aqui e ali:




Em Portugal, as camélias poderão ter sido introduzidas durante o século XVI, no entanto, foi apenas a partir do século XIX que o seu cultivo se tornou frequente. (Google)




Camélia
 
Brilhas de rosa ou de branco
E de branco sobre rosa
Vermelho poema de encanto
Pureza alva de prosa

Tens folhas verde carregado
Pétalas de seda divinal
Envolta em estames amarelado
Oh ! flor da aristocracia real !

Fazes do Inverno a Primavera
Em cores que tocam o coração
Ah ! que calor que o teu amor gera
Ao ver-te florir um botão

E o teu perfume é a cor
Formosura igual não há
E que intenso cheiro e sabor
A tua família do chá nos dá

Deslumbrados com tanta beleza
Em cada vila e cidade florida
Tu és um encanto da natureza
Que nos faz amar mais a vida 

Carlos Lopes... 15/3/2011 

Poema publicado no livro "Camélias ... outros olhares" de Jorge Garrido





Em latim, camélia significa “ajudante do padre” e recebeu esse nome em homenagem ao botânico jesuíta Georg Joseph Kamel que praticava botânica farmacêutica no final do século XVII.

 Ele é conhecido por seu trabalho nas Filipinas, onde viveu por mais de 20 anos dedicando sua vida à descoberta de novos tratamentos a partir de fontes vegetais nativas. 

Embora não haja registo de Kamel trabalhando com camélias, a flor foi batizada em sua homenagem por Carl Linnaeus para homenagear o jesuíta por suas muitas contribuições para o mundo da farmácia. (Google)







Foi da Ásia que chegaram as primeiras camélias a Portugal. Estas foram trazidas pelos navegadores e mercadores que mantinham relações comerciais com o Japão e a China.

Foi de Portugal, mais precisamente do Porto, que mais tarde saíram para outros países da Europa, nomeadamente Inglaterra. Aproveitando a viagem dos seus barcos, que vinham ao Douro carregar o vinho do Porto, levavam, no seu regresso algumas destas plantas. (Google)






Aqui e ali... outras belezas!
É a Primavera anunciando a chegada!


6 comentários:

  1. Lindas flores ! E fotos ! Bjhs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  2. Muito lindas as flores e beleza de poesia!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Magníficas camélias, soberbamente legendadas.
    Beijinho e bom fim de semana, Gracinha.

    ResponderEliminar
  4. Olhares maravilhosos, coloridos e perfumados.
    Gostei, Gracinha!!
    Beijo. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Pois é a primavera quer fazer casa, mas ainda não conseguiu. Dá sinais, isso sim. E que bem a Gracinha os dá a ver e conta.
    Bom fim de semana, Gracinha

    ResponderEliminar
  6. Me encanta esas flores que muestras...abrazos

    ResponderEliminar