Fomos contrabandistas durante umas horas em Vilarelho da Raia, uma pequena aldeia perto de Chaves! Um grupo de 20 pessoas, filhos da terra e do contrabando partilharam connosco as suas vivências e histórias vividas naquela região!
Caminhámos durante 3 km levando um pequeno fardo que defendemos como verdadeiros contrabandistas! Cruzámos a fronteira terrestre e entregámos a "encomenda" numa casa espanhola!
Pelo caminho, a polícia portuguesa e espanhola tentou apanhar-nos e tivemos de nos esconder e fugir por meio da vegetação!
Chegámos à casa espanhola, entregámos o contrabando e fomos pagos pelo serviço bem conseguido!
Fardados a rigor, assistimos aos interrogatórios dos contrabandistas apanhados no percurso!
Foi uma experiência incrível! Não sendo permitido fotografar de modo a que vivêssemos intensamente essa caminhada... trouxe alguns olhares de momentos vividos!
Como curiosidade... após a entrega da "encomenda" havia o mata-bicho, isto é, um pequeno lanche onde havia vinho, uma sandes de sardinha enlatada, chocolate e figos secos!
Almoçamos com "os atores", gente que facilmente fala de outros tempos e de histórias de um povo que procurava uma vida melhor!
No Verão... fazem esta rota durante a noite! São 8 km e é um percurso difícil!
Se tiverem oportunidade não deixem de viver esta experiência que é impressionante pela magia da situação, pelo carisma das pessoas e pelas histórias fantásticas que escutamos!







































































