sábado, 18 de abril de 2026

Junto à Puerta de Palmas 🇪🇸

Esperámos o nosso autocarro para regressar a Portugal neste recanto espanhol em Badajoz!

Trouxe alguns olhares:



Pesquisei:

É talvez o monumento mais representativo da cidade. Consiste num portal situado em frente à Ponte Palmas , sustentado por dois cilindros maciços coroados por ameias e circundados, no topo e na base, por cordões decorativos. 

A fachada voltada para o rio é estruturada por um arco duplo na parte central, com medalhas e outros elementos decorativos de estilo renascentista, como o brasão imperial de Carlos V, enquanto, do outro lado, apresenta uma disposição mais complexa, com um corpo sustentado que forma parte de um terraço e um nicho triplo, possivelmente posterior à construção original. 

Na face externa, encontra-se uma inscrição que a menciona desde 1551, sendo o Príncipe Filipe II e o Imperador Carlos V, e, em seguida, uma inscrição correspondente. 

Durante um período, foi conhecida como " Porta Nova ", nome que passou a corresponder a outra entrada construída posteriormente nas proximidades da Ermida de los Pajaritos. 

Em etapas sucessivas, os arredores da Porta de Palmas sofreram enormes remodelações em sua organização e elementos adjacentes, embora sempre tenha sido mantida como um ponto de acesso fortificado à cidade e, posteriormente, como um posto de controle alfandegário e fiscal. 

Só recentemente perdeu seu status de monumento histórico. Há pouco tempo, as duas torres abrigavam uma verdadeira prisão “para condenados por crimes gravíssimos”...





















Aqui, além das aves, vimos muitos cágados!




... o rio Guadiana que desce por Portugal até Vila Real de S. António!










... vimos muitas persianas assim ☺️

2 comentários:

  1. Muito lindo portão esse e as fotos perfeitas nesse dia de céu azul anil! Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Está com fotografias muito bem captadas, que mostram bem o ambiente da viagem e deixam uma sensação agradável de descoberta e atenção ao detalhe.
    Beijinhos,
    Daniela Silva 🩷
    Alma Leve

    ResponderEliminar