quarta-feira, 25 de julho de 2018

Seca de peixe ... na praia!

A tradição de secar o peixe
na Nazaré ... é de origem pouco conhecida
mas provavelmente 
uma forma de conservar o peixe
em épocas de escassez:




Aqui o carapau é rei!!!



Uma antiga tradição
que desperta os olhares dos curiosos
que como eu ... ainda não tinha observado:



Este chamou a minha atenção
de tão fino que fica:



A raia também estava em "alta":



Domingo ... verão e os veraneantes
enchiam a Nazaré de cor e som
bem como ... o cheiro dos grelhados!!!





Não se pode deixar a NAZARÉ
sem visitar o SÍTIO ... no alto
dos penhascos!!!



Nazaré famosa pela sua praia
e agora tão na moda a
“ maior onda do mundo”
pela lenda da pegada do cavalo
e de Nª Srª, pelo Sítio,
pelo seu traje regional da
 “mulher das sete saias”
que junto ao areal oferece
dormidas aos turistas,
teve sempre a sua história ligada ao mar,
às artes da pesca e ao famoso
peixe a secar em “paneiros”.



Foi no SÍTIO que encontrei
este belo exemplar!

Um dia destes ... partilharei
fotos lá do alto ... sobre a maravilhosa
cidade ... a NAZARÉ!!!

21 comentários:

  1. Uma zona bonito. Mas nunca tinha visto ou ouvido falar da seca de peixe por lá!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. É muito tradicional,sem dúvida, mas a mim não me agrada mesmo nada, talvez por não gostar de peixe...
    Mas as tuas fotos estão muito boas !

    Um beijo, Gracinha ( em mais uma manhã muito cinzenta ).

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do polvo seco e depois assado na brasa.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Que interessante isso.Não conhecia! Lindas fotos! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  5. Que giro... já conhecia, mas desta vez vi mais de perto. Adorei! :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui a Nazaré, vou lá este Verão!! Imagens lindas :)!!

    Espero-te...como quem espera pelo verão

    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  7. Por aqui também era costume secar peixe, especialmente o chicharro. Desta maneira nunca tinha visto e gostei imenso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Espectacular Gracinha!
    Nunca vi a seca de peixe e adorava ver! O polvo está disposto como arte,adorei a partilha.

    Quando era pequenina tive uma bonequinha Nazarena,com as sete saias, perfeita!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Quase que me apanhava nas imagens, digo eu, pois ainda à dias lá estive uns dias de novo e que bem que soube!
    Bjs

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
  10. Estas fotos lembram-me a minha infância!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Bons tempos, ou é mesmo actual?

    Bjos
    Votos de um óptimo fim de tarde.

    ResponderEliminar
  12. Eu que moro aqui perto ainda lá não fui ver a seca do bacalhau, só tive conhecimento através do blog Olhar d`Ouro e agora por ti.
    Muitas das fotos saõ-me familiares, gosto de ir ao Sítio!
    Gostei da tua reportagem.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar

  13. que interessante! Deve ser muito legal ver isto ao vivo!
    Lugares lindíssimos! Amei a postagem!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Oi Gracinha
    Quebrei dois dedos
    Logo volto
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  15. Foi a primeira vez que vi a secagem do peixe na Nazaré.
    Grata pela reportagem.
    Beijinhos, Gracinha
    ~~~~

    ResponderEliminar
  16. Creio que é um aproveitamento do peixe que não foi vendido. Um lugar especial com suas características. Se eu secar peixe na minha varanda, são assaltados por varejas. Adoro peixe seco com pirão e aquele molho.
    Beijos familiares.

    ResponderEliminar
  17. Nazaré é um encantamento!
    Amiga, o que eu aprendi com estes teus olhares...
    Venho mais, vistos lá de cima.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Eu lembro-me de comer carapaus secos precisamente na Nazaré em miúda e gostava, hoje em dia faz-me alguma confusão, mas não deve apresentar nenhum perigo para a saúde senão a ASAE já tinha atuado, penso eu! Mas de facto só me lembro de ter visto essa tradição na Nazaré.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Uma terra que aprecio imenso...
    Adorei as suas imagens, que a retrataram tão bem!...
    Belíssimo trabalho fotográfico, Graça, como sempre, com enquadramentos, ultra bem escolhidos!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar