domingo, 19 de abril de 2020

Numa ida à horta!!!

A quarentena para quem
vive na aldeia e tem uma
horta é sempre mais fácil 
de aguentar... se bem que... estou
ansiosa por regressar 
aos passeios com a irmã!

Vejam os olhares que
trouxe... dos terrenos
atrás da casa na aldeia:


Têm sido dias assim... chuva, 
sol, trovoada, céu limpo
e nublado... de modo que
não se pode andar na horta! 


A simplicidade e beleza
acompanham nosso caminhar! 


 A chuva é uma bênção 
para as couves que ganham
estes grelos e eu... adoro!!! 


As alfaces prometem:


Couves greladas e esta
flor amarela surge
numa explosão de cor:



Flor da árvore do tamarilho:


Estas flores são as primeiras de
um canteiro que nos separa
da casa do vizinho :


Mais fraquinhas, estas novidades
agradeciam um pouco mais 
de sol... para se desenvolverem:


Os espinafres é que estão 
regalados pois gostam de água! 


Espigo de couve:


Proteger dos caracóis 
tem mesmo de se fazer!!! 


A dois tons... esta é a alface
que mais aprecio:


As abelhas adoram esta flor
do maracujá amarelo:



Mais um "punhado" de favas! 
Depois direi o que fiz com
elas... nos petiscos da Gracinha!!! 


26 comentários:

  1. Bom dia

    Nasci numa aldeia do Ribatejo-Portugal. Um lugar composto por casinhas baixinhas, caiadas a branco, quintais, hortas aqui e ali. Conheço bem esses olhares campestres. Semeiam-se alfaces, batata, favas, ervilhas, couve, entre outras hortaliças que, de amor, devidamente tratadas e cozinhadas, enchem a nossa mesa. São puros, sensíveis, inigualáveis.
    Gostei muito das fotos que nos oferece.

    Tenha um domingo feliz

    ResponderEliminar
  2. Gracinha, gostei MUITO destes teus olhares!!!
    Sabes, eu estou habituada a ver os grelos, as alfaces, as favas, etc. e tal, nos super mercados. Ora, ver tudo isso ainda no solo, na simplicidade da tua horta, foi lindo!
    Enquanto não dá para captares olhares mais longe, podes continuar a mostrar a tua aldeia e a tua horta. Eu, aplaudirei sempre!
    (levei uma flor para o Pétalas)
    Beijo, bom domingo, saúde.

    ResponderEliminar
  3. Na certa é muito melhor poder andar até a horta, colher da plantação... Lindos olhares! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça! É um privilégio neste tempo de confinamento viver no campo. Adoro quando postas a tua horta. Tanta variedade e as flores sempre encantando. Eu agradeço todos os dias,primeiro de ter sobrevivido à este vírus e o fato de eu viver em casa com quintal(jardim). Bom Domingo por ai amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindo, Gracinha. Também há olhares muito bonitas na quarentena. Gostei muito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Quem tem uma horta tem tudo! :)
    -
    Mundo ao contrário ...
    -
    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  7. Viver nas nossas aldeias, no meio da natureza, tem muitas vantagens (e não é só em tempo de quarentena).
    É muito bom plantar, cuidar, colher e comer, aquilo que semeamos com as próprias mãos. A Gracinha é uma previligada, por semear, ver nascer e crescer e depois colher as couves, as alfaces, espinafres, etc...ver ainda florir as suas lindas flores.
    Tenho saudades de ir à minha aldeia. Obrigada por trazer até mim um bocadinho da sua ida à horta. Gostei imenso de passar por cá neste domingo de céu ora limpo ora nublado (aqui).
    Bj

    ResponderEliminar
  8. E já fomos até à horta sem sujar os pés:).Os caracóis comem tudo, comeram-me duas flores no completo de si, deixaram apenas o bolbo que não sei se tem coragem para voltar a rebentar este ano. Ora bolas.

    ResponderEliminar
  9. A horta daqui também já dá favas, que adoro. :)

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Gracinha,
    Viver numa aldeia como a sua nos tempos que correm é um privilégio.
    Faria uma caminhada todos os dias.
    Depois esses produtos hortícolas, ainda por cima em flor, uma maravilha para o olhar e para o paladar;))!!
    Beijinhos e continuação de bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Aqui não há horta, só limoeiro e algumas ervas aromáticas. Mas acho que a aldeia é um sítio agradável para passar a quarentena 😊

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei vir respirar este ar bom do campo! Já fazia o maior tempão, que não conseguia vir aqui espreitar!... 2020, está a revelar-se um ano muito complicado... Janeiro uma grande e estranha gripe minha (que me deixou a pensar até hoje, se não estaria já relacionada com a virusice de que se fala... em que fiquei sem forças uma série de semanas a seguir... e tal como eu... imensa gente aqui do sítio, com queixas idênticas... e muitas pessoas que tomaram vacina, amigas minhas, tiveram problemas respiratórios, logo no começo do ano), depois em Fevereiro uma alergia da minha mãe para conter e tratar... e de Março até agora... este pesadelo que se abateu sobre o mundo... tendo eu o stress acrescido da minha mãe estar por casa... sem eu me poder chegar a ela... dado que sou eu o elo de ligação com o exterior... tendo que despachar antes todas as consultas e exames dela... pois daqui para a frente... nem sei quando me atreverei a levá-la a algum lado fazer exames de rotina...
    Adoraria ter um pedacinho de terreno assim, para me distrair no momento... mas dentro de apartamento... e com os dias de chuva que têm feito mais recentemente... esta fase de quarentena... não tá fácil!... :-(
    Adorei as fotos... e ver que a sua horta vai de vento em popa, Graça, agora nesta fase, em que a chuvita, deu imenso jeito!
    Beijinhos! Boa semana, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Está tudo que dá gosto ver. As suas fotografias assim o dizem.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Beleza de fotos e ocupações... Gostei de apreciar os seus olhares...
    Bjs e mais e mais criatividades...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns para seu primo que põe música no galinheiro.
    Acho isso admirável, de verdade.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  16. Ai favas!! Que delícia, adoroooooo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  17. Olhares e sabores bem lindos e saborosos.

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha este passeio que dei pelo seu quintal.
    Um privilégio ter tanta variedade e beleza.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
  19. Linda Aldeia , adoraria conhecer uma.
    Esse ano íamos para Portugal e Itália, Clovid fustrou meus sonhos.
    bj

    ResponderEliminar
  20. Oi Gracinha
    Eu aí faria a festa: adoro verduras, legumes e frutas.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  21. Nesta altura e para quem pode...é onde se está melhor, perto da natureza!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  22. Isto é que é um espectáculo, adoro!
    Cheira a natureza!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Estou fartinha de chuva...
    Gostei de tudo ver, mas as astromélias e as favas encheram-me os olhos!
    Bjs

    ResponderEliminar