A Usina Termelétrica de Battersea era uma usina de energia eléctrica desactivada que usava carvão como sua principal matéria prima.
Ela está localizada na margem sul do Rio Tâmisa, em Battersea, distrito central do sudoeste de Londres. É formada por duas usinas de energia individuais, construídas em duas alturas diferentes na forma de um prédio único.
A Usina Termo-eléctrica de Bettersea A foi construída na década de 1930, e a Usina Termo-eléctrica de Battersea B ao oeste na década de 1950. As duas usinas foram construídas com desenho idêntico, criando a disposição conhecida com as quatro chaminés.
A usina parou de gerar energia em 1983, porém nos últimos 50 anos virou uma das atrações turísticas mais famosas de Londres.
(Wikipédia)
A fama da usina se deve muito às suas aparições na cultura popular, o que inclui uma filmagem para o filme Help!, da banda The Beatles, para o videoclipe da canção "You've Got Another Thing Comin' ", da banda Judas Priest, e a capa do álbum Animals, da banda Pink Floyd. Além disso, uma fotografia da sala de controle da usina foi usada como capa do álbum Quark, Strangeness and Charm, da banda Hawkwind.
À noite... este olhar noturno... da varanda do apartamento que alugámos:
Vista só pelas fotos da Gracinha, Londres surge-nos como uma cidade de sonho. Também gostei muito da viagem:). Mas um quarto andar sem elevador, para mim, só com um intervalo a meio; sempre que o Metro avaria em Lisboa é uma dor de cabeça (nas escadas de subir, claro).
ResponderEliminarFico bem contente que a Gracinha tenha visitado novos mundos. E bem haja pela partilha.
Boa semana
Fotos encantadores mostrando saberes.
ResponderEliminar*
Beijo, Paz e Amor
*
Arder em Erótica Chama
*/*
Mais uma partilha interessante!!
ResponderEliminar.
Carrossel de emoções ...
.
Beijo. Uma excelente semana.
Graças pela partilha destes interessantes registos
ResponderEliminarAdoro ver esquilos nos jardins....e também coelhos.
Beijinhos
Muito interessante esta viagem.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Boa tarde Gracinha,
ResponderEliminarGostei dos olhares e fiquei com mais vontade de visitar Londres!
Beijinhos,
Ailime