quarta-feira, 24 de maio de 2023

Queen's Walk... Londres!

A famosa roda gigante, Eye Pier, esculturas, monumentos e outros recantos londrinos, junto ao Tamisa, enquanto aguardávamos o início da tour Harry Potter pela cidade, a pé... na companhia de um guia que nos ia mostrar locais onde foram feitas filmagens! 

Eis alguns olhares:


Saímos do apartamento e o sol brilhava!
Excelente pois íamos caminhar cerca de duas horas pela cidade!



Um dos autocarros antigos:



Já sabíamos onde era o ponto de encontro!
Dez minutos dá tempo para fazer uns olhares!





É um monumento incrível com escultura a impressionar o olhar e a alma:



O Monumento da Batalha da Grã-Bretanha é um monumento físico espetacular em Londres. Foi deliberadamente concebido para estar “ao nível das pessoas”. O objetivo é que as pessoas interajam fisicamente com o próprio monumento.

O núcleo do monumento é uma série de cenas, não apenas da própria Batalha da Grã-Bretanha, mas também de tópicos relacionados à vida militar e comum da época. As cenas retratam também trabalhadores que apoiavam os aviadores na Batalha, como:

os observadores procurando por aviões inimigos
a equipe técnica de solo
mulheres que trabalham em fábricas de munições
junto com as pessoas na blitz passeio

A peça central do monumento é “Scramble”, os aviadores correndo em direção a seus aviões tendo sido ordenados a lutar para interceptar aviões inimigos.



Uma descrição completa das cenas pode ser encontrada na página da Web Description of the Monument Scenes .

O monumento é muito interativo, e tivemos feedback para grupos de visitantes cegos dizendo o quanto eles ganharam com a visita.

Do lado de fora do monumento está uma lista de todos os aviadores que voaram em missões de combate durante a Batalha da Grã-Bretanha. Estes são listados por seu país. A lista completa, juntamente com uma biografia de mais de 2.000 deles, pode ser encontrada em nossa seção de aviadores .









A escultura de Paul Day é notável pelo detalhe, mas também pela forma como o rosto de cada figura expressa a emoção, do medo à determinação. Os painéis esculturais retratam uma variedade de cenas, desde voos sendo planejados em uma sala de operações, Observer Corps escaneando os céus em busca de aeronaves chegando, tripulações esperando o sinal para embaralhar e canhões antiaéreos sendo carregados e disparados. Uma cena dramática retrata um duelo entre um Spitfire da RAF e um Me109 alemão.

Outras cenas mostram o lado civil do conflito, como pessoas comuns se abrigando do bombardeio e preparando chá em um abrigo de Anderson. Uma cena particularmente atraente mostra a cúpula da Catedral de São Paulo em uma clareira de fumaça, uma lembrança da famosa foto de guerra da catedral ainda de pé após um bombardeio. A catedral se tornou um símbolo de resistência durante a guerra, e a escultura captura isso lindamente.

Catedral de São Paulo envolta em fumaça
Outra cena mostra o papel desempenhado pelas mulheres construindo aeronaves e a equipe de terra preparando a aeronave para o vôo. Um lembrete do custo sombrio da guerra vem de uma cena que mostra equipes de resgate vasculhando os escombros em busca de vítimas.
(Internet)

O monumento é instigante, comovente e lindamente esculpido!















O ponto de encontro foi na estação de metro!


Irei mostrar olhares dessa viagem pelo mundo do Harry Potter!!!

7 comentários:

  1. Estes olhares que nos desvelam o monumento à participação Inglesa e que foi decisiva na 2ª Grande Guerra, são um espectáculo, Gracinha. Um agradecimento ao povo deve estar ao alcance dos olhos e do tacto. Seria bom que também isso aprendêssemos com eles.
    Bom Dia

    ResponderEliminar
  2. Tudo lindo e mostraste muito bem cada detalhe! Adorei!
    Ótimo dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Céu lindos, belas cores, belas fotos... Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosos olhares, é tão bom passear pelas cidades e ir capturando tudo o que de belo encontramos. O tempo estava lindo, o que certamente ajudou ainda mais o passeio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Foi mesmo uma viagem e pêras! E admiro imenso a sua curiosidade por saber mais e mais de cada monumento. Eu, leitor, agradeço... pois fiquei a saber um monte de coisas que não fazia ideia!

    Está de parabéns Gracinha! 👏

    ResponderEliminar
  6. Has aprovechado muy bien el viaje, pienso que no te has dejado nada por ver. Bonitas fotografías.

    ResponderEliminar
  7. Um post magnífico, não só pelas fotos como pelos textos explicativos. Parabéns
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar