... um belo festival de Arte Urbana nas paredes de um quartel abandonado!
"Um baluarte (do provençal baloart, do neerlandês bolwerk) ou bastião (do francês bastion), em arquitetura militar, é uma obra defensiva, situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada."
... daí o nome desta arte na parede a céu aberto!
O que vai acontecer a este quartel desativado!?
'Está concluída a operação de loteamento para o antigo quartel de Monte Pedral.
Cabe agora ao Executivo Municipal pronunciar-se sobre o início da respectiva discussão pública, passo essencial para avançar com o projeto que prevê para esta zona central da cidade, na Constituição, a construção de aproximadamente 330 fogos, a maioria a preços acessíveis, incluindo uma residência de estudantes." (Google)
Não gostei muito dessa arte urbana estandardizada que se estende por alguns edifícios. Mas há esquinas muito apelativas e diferentes. O objectivo é o melhor - a crise na habitação é um dado real; e os estudantes carenciados merecem residências bem estruturadas que os ajudem a construir a sua independência económica. Mas há ainda tanto por fazer.
ResponderEliminarArte Urbana é uma ótima possibilidade de ocupar lugares que muitas vezes passam desapercebidos. Sua publicação é ótima. Bju
ResponderEliminarQue belas obras de arte, cara Gracinha,
ResponderEliminarNa cidade do Porto que é bonita
Geograficamente de infinita
Vista extraordinária da marinha.
Na rua do Arsenal, ao alto tinha.
Uma edificação bem semelhante.
Seria nessa rua elegante
o forte repintado com arte pura?
O prédio para mim se transfigura
Numa lembrança minha bem distante.
Parabéns pela bela postagem. Abraço. Laerte.