domingo, 6 de outubro de 2024

Caldas de Reis... 🇪🇦

 Parámos nesta localidade espanhola para refrescar! A nossa Benedita e a mãe mergulharam nas águas tranquilas... e daqui seguimos para Finisterra!!!

























História desta localidade no Google:

Os primeiros habitantes conhecidos na região foram os Cilenos. Os Romanos estabeleceram-se na área atraídos pelas fontes termais que estão na origem do nome (em latim: Aquae Celenae).

A localidade aparece na Itinerário de Antonino, o mapa rodoviário do Império Romano do século III na Via XIX, a estrada que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Astúrica Augusta
 (atual Astorga).

Caldas foi sede episcopal até 569, ano em que esta foi transferida para Iria Flávia (atual Padrón). 

Nesse tempo foi agitada pelo priscilianismo e foi sede de um concílio de bispos galegos convocado pelo papa São Leão em 400.
[necessário esclarecer]

Caldas denomina-se "de Reis" porque ali nasceu Afonso VII de Leão e Castela, filho de Urraca I e de Raimundo de Borgonha, conde da Galiza.

 O castelo que a rainha ali tinha foi derrubado e as suas pedras foram usadas na construção do igreja de São Tomás.

 Diz-se que esta igreja foi dedicada a São Tomás de Cantuária, que passou pela vila fazendo o Caminho de Santiago. Caldas de Reis foi declarada "vila de reguengo" por Filipe II
 (1556–1598).

8 comentários:

  1. Lindos olhares,Gracinha! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga Gracinha,
    São tantos caminhos para percorrer e tantas coisas para ver e aprender. É uma pena que nossa vida seja tão curta para absorver tudo o que queremos.
    Beijos e ótimo final de semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Não vi a Benedita. Benedita aqui é uma flor que nem sei se existe ainda. Beijo,

    ResponderEliminar
  4. Com que então a Benedita e a mãe foram a banhos (de rio, naturalmente). Pois tal seria o calor! E a avó fotografando. E bem.
    É lugar com história. E água. Também gostei do stop à violência doméstica, E como hoje estou para o lado mais bera, era sovar os homens que tal fazem. Sová-los deixando marcas bem visíveis. Há quem só aprenda experimentando do remédio que usou.
    Boa semana, Gracinha.

    ResponderEliminar
  5. Um encanto os lugares com seus olhares tão precisos, mas o cartaz sobre o stop as violências machistas, deveria estar em milhares e milhares de países e suas cidades. O machismo é repugnante! Ótima semana, Gracinha! meu abraço!

    ResponderEliminar
  6. Que viagem! Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Gracinha,
    Gostei de conhecer essa localidade espanhola.
    Belos olhares especialmente do rio.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar