O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é um parque lindo na ilha de São Miguel. Localizado em Achada, no concelho do Nordeste, é uma visita muito popular entre turistas e locais.
O parque é conhecido pela sua grande cascata, um dos seus principais atrativos. Além disso, possui 5 moinhos de água do século XVI que foram declarados "Património de Interesse Público". Alguns desses moinhos ainda estão em funcionamento e é possível ver os moleiros trabalhando.
O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões estende-se ao longo do rio Guilherme, o mais longo dos Açores, onde é possível praticar canyoning, uma das atividades mais recomendadas em São Miguel.
Este ambiente é perfeito tanto para os mais aventureiros quanto para aqueles que desejam fazer uma caminhada tranquila pela natureza.
No parque, pode encontrar flora macaronésica e florestas de Laurissilva. Este ecossistema, também característico do arquipélago da Madeira e das Ilhas Canárias, formou-se há 20 milhões de anos.
Para que tenha uma ideia, um passeio a pé pelo parque pode durar aproximadamente 2 horas, tempo mais do que suficiente para descobrir suas maravilhas, como os moinhos e a cascata. (Google)
O parque também é um refúgio para aves endêmicas de São Miguel, como o priolo e o tentilhão, que habitam as florestas de Laurissilva. A conservação dessas espécies é uma das prioridades do parque. Portanto, mantenha os olhos bem abertos! Mas se você não conseguir avistar nenhuma, não se preocupe. Bem perto dali fica o Centro Ambiental do Priolo, um dos lugares recomendados neste guia. (Google)
A ilha de S Miguel é linda e Natália é grande...
ResponderEliminarAbraço
~~~~~~
Olá querida Gracinha!
ResponderEliminarQue lugar mais lindo... nem parece real! Apesar de ser Portugal, as plantas, algumas, são tão diferentes...
Abraços e uma ótima semana para si!
Que maravilha!
ResponderEliminarUm passeio muito a meu gosto!
Obrigada pela partilha.
Beijinho, Gracinha.😘
É como diz Natália Correia, a beleza dos lugares chama a transcendência. Se a Gracinha não fosse uma fotógrafa andarilha, o que nós perdíamos.
ResponderEliminarBoa noite
Bom dia Gracinha,
ResponderEliminarSão Miguel, um assombro!
Belos olhares.
Beijinhos,
Emília