quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Caldeira do Faial... Açores!

Segundo o Google:

"O Vulcão da Caldeira é a montanha mais alta, o estratovulcão maciço e a maior estrutura geomorfológica que forma a ilha do Faial . O ponto mais alto da montanha, Cabeço Gordo , atinge 1.043 metros (3.422 pés) acima do nível do mar. Uma das características mais notáveis ​​deste vulcão é sua caldeira de dois quilômetros de largura , que tem 400 m (1.300 pés) de profundidade abaixo da borda da cratera."

E nós... fomos conhecer em Setembro 2024:




Localizada na freguesia dos Cedros, esta área protegida, com 313 hectares, engloba a totalidade da Caldeira do Faial, implantada no topo do vulcão central da ilha, um edifício vulcânico com cerca de 400 mil anos.






Constitui uma caldeira de colapso, com cerca de 2 quilómetros de diâmetro, e é a mais jovem caldeira dos Açores, com cerca de 1000 anos. No seu interior, alberga dois terços da flora vascular endémica dos Açores, em perfeito estado de conservação, bem como fauna endémica do Faial e do Arquipélago.


A paisagem é tão verdejante... 💚






A ilha do Pico... aquando da visita ao Faial, surgiu-nos inúmeras vezes ao olhar 💚💙

A Caldeira exibe um pequeno cone de escórias no seu interior e um domo lávico de natureza traquítica junto à parede sudoeste, a Rocha do Altar. Junto ao bordo sul encontra-se o ponto mais alto da ilha, o Cabeço Gordo, com 1043 metros. No interior da caldeira existiu outrora uma lagoa permanente, resultante da acumulação de água das chuvas, a qual se infiltrou na sequência da crise sísmica de maio de 1958 associada à erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957/58), dando origem a uma pequena explosão freática no interior da caldeira. (Google)

Sem comentários:

Enviar um comentário