quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Quinta da Aveleda... 🇵🇹

Já tive agendada algumas visitas a esta quinta perto de Penafiel e do Porto! Nunca consegui conhecer! Desta vez... apareci de surpresa 🫢... e desfrutem de uma excelente visita guiada, pelo maravilhoso jardim! Não podemos circular livremente pelo espaço verde!


Esta quinta... envolta em romantismo tem um certo encanto misterioso! Há recantos que parecem saídos de contos de fadas!


Durante uns minutos... "pavonearam-se" para mim com uma graciosidade como nunca tinha visto! A guia disse-me que nesta altura do ano não é muito vulgar e que o meu casaco super colorido pode ter despertado tão belo bailado!

Daqueles momentos que não se esquecem enquanto houver memória! 💚💙



Sei que há visitas com provas de queijo e vinho mas como ia conduzir e neste momento não posso (a)provar queijo ... fiquei pela visita guiada aos jardins, onde a guia Cristina foi uma excelente companhia durante uma hora! 🙏







Quinta da Aveleda, escondida entre altos muros de granito nos arrabaldes de Penafiel, completou no ano passado 150 anos de produção de vinho, um legado que começou com Manuel Pedro Guedes da Silva Fonseca, e que hoje, cinco gerações depois, continua na família.

Além dos vinhos, que levaram o nome da propriedade além fronteiras, também os oito hectares de jardins ao estilo vitoriano convidam a uma visita a passo lento, para descobrir todos os seus tesouros.

Comecemos pelos botânicos: 
mais de 114 espécies, de entre árvores exóticas e centenárias, como o cedro japonês, o cipreste dos pântanos ou a sequóia americana, uma alameda com mais de 90 tipos de camélias, um vale de fetos, labirintos de roseiras, mimosas, acácias e exemplares raros de carvalhos e pinheiros. Este fundo verde serve de cenário a construções que parecem saídas de filmes de fantasia, como a pequena e deliciosa Casa Romântica, a pitoresca Casa de Chá, instalada numa das ilhotas do lago, e a Torre das Cabras, com três pisos, onde se encontram as ditas. (evasões)


... um tronco magnífico e uma foto de família:


Estas duas sequóias, a iniciar uma das alamedas têm o nome dos netos!



Numa das entradas, a Casa do Porteiro com sinos que as pessoas faziam soar na ausência do mesmo!





A Casa Romântica onde os noivos da família eram convidados a desfrutar deste espaço... durante a sua lua de mel!






Para as crianças, a casa das cabras anãs! São animais muito dóceis!



... continuaremos por aqui 💙💚

2 comentários:

  1. As maravilhas que Portugal esconde! Um lugar tão bonito e com cheiro de tempo sobre tempo.
    Ora ainda bem que a Gracinha foi sem aviso:), ganhámos todos. Até os pavões se tiraram das suas peneiras e ilustraram o contentamento. Não imaginava que ocupassem tanto espaço.

    ResponderEliminar
  2. Quanto de lindo consegues sempre trazer e nos mostrar! Adorei! Lugar bucólico! beijos, chica

    ResponderEliminar