Templo de Diana é um templo romano construído até fins do século I a.C. em Emerita Augusta, que mais tarde se tornaria em capital da província romana da Lusitânia, atual Mérida (Espanha).
Ergueu-se no fórum municipal da cidade romana seguindo a configuração habitual dos templos clássicos greco-romanos e é o único edifício religioso romano que tem sobrevivido em Mérida em um aceitável estado de conservação.
De facto, era dedicado ao culto imperial, não à deusa Diana, e deve ter sido um dos principais templos da cidade, a julgar pela importância de sua dedicação e pelo lugar de destaque que ocupou no espaço urbano.
Desde 1993 está declarado Património da Humanidade como parte do Conjunto Arqueológico de Mérida. (Google)
O nosso almoço foi junto ao templo e comigo vieram estes olhares:
Mérida em termos de casario não é linda mas atendendo a que tem muitas ruínas e escavações, é considerada Património Mundial desde 1993 pela UNESCO e é ... capital da Estremadura!
Olá, querida amiga Gracinha!
ResponderEliminarAqui, temos uma Ruína patrimônio e na outra cidade perto tem outra dos jesuítas que já visitei.
Gosto de mouse de manga. E maçã do amor há que ter cuidado ao morder a crosta acaramelizada para não endurecer demais. É muito gostosa.
Lindo lugar visitado. Suas escolhas são ótimas.
Tenha uma Semana Santa abençoada!
Beijinhos fraternos
Já aí estive há uns anitos.
ResponderEliminarFui numa excursão da Pinto Lopes viagens.
Os teus olhares estão belíssimos.
Beijinho e óptima semana Santa, Gracinha.😘
Lindo templo e fotos! beijos,chica
ResponderEliminarGostei imenso de Mérida quando visitei a cidade, para o que terá contribuído estar em festa e andarem as pessoas, e nomeadamente os alunos das escolas, vestidos de romanos. Assisti(eu e Mérida inteira) a um teatro no templo de Diana sobre a morte de Marco António protagonizado por alunos do secundário. E aquele templo de Diana, se comparado com o nosso, ganha-lhe folgadamente. A arena, onde o guia fez questão de informar, ninguém morria, servindo apenas a jogos da época, também é muito interessante.
ResponderEliminarFoi bom rever um lugar que me ficou. Merci bien, Gracinha
Também por lá comemos lindamente, já não recordo o quê, mas era bom.
As suas fotos (sempre magníficas) ganham mais vida quando dá algumas explicações. Como é o caso deste post, do qual gostei muito.
ResponderEliminarFELIZ PÁSCOA amiga Gracinha. 🌼
Um abraço.