Segundo o Google:
IMPÉRIO DA RUA DA IGREJA
Situava-se então no átrio da Igreja Paroquial São Pedro da Ribeirinha tendo sido transferido para o actual sítio na década de 1920. Ficou também conhecido por Império do “Meio da Rua”, por se situar ao Centro da artéria principal.
Edificado como devoção e homenagem ao Divino Espírito Santo, foi reconstruído em 1898, conforme alvará datado de 16 de Maio daquele ano.
Destaca-se por ter sido o único Império da Terceira onde existiu a figura dos “esmoleiros”, quatro mordomos vestidos igualmente, portando um bordão pintado de cores garridas e um saco de linho bordado à mão, para transportar o trigo quando do peditório para o Segundo Bodo (Domingo da Trindade) do Divino Espírito Santo.
O mais lindo ... 👏👏👏
Nesta freguesia encontrámos vários impérios!
oi Gracinha
ResponderEliminarGosto muito das árvores nuas , aguardando a primavera para vestir seus troncos. Também me chama atenção as igrejas e o s casarios imperiais. Bons registros . E , que venham outros para passear contigo.
beijinho
Olá Gracinha,
ResponderEliminarMais uns belos olhares e curiosidades sobre esses impérios na Ilha Terceira, muito bonito!
Boa semana!
Que troncos lindos! Que casas com cores lindas e alegres.
ResponderEliminarGostei de tudo que você fotografou. Beijo,
Gracinha, mais um lindo registo das maravilhas que vai apreciando e partilhando. Obrigada pela imensa beleza, adorei o colorido!
ResponderEliminarQue beleza, Gracinha. Com impérios ou sem eles a Terceira promete e cumpre:).
ResponderEliminar