sábado, 31 de janeiro de 2026

Aquário... Museu das Pescas!

Já visitei o aquário e o museu algumas vezes! Não me recordo se já partilhei imagens deste espaço junto ao oceano na Aguda (Gaia)!

Passei por lá um dia destes! Estava fechado! Trouxe alguns olhares da zona envolvente:







Pesquisa:

O Museu das Pescas e das caças da Estação Litoral da Aguda enriqueceu o seu espólio para focar três aspectos fundamentais:

A pesca constitui, a par da caça, a primeira actividade primária universal em que as tecnologias criadas pelo Homem, o distinguiram definitivamente das outras espécies:

As várias populaçoes espalhadas pelo mundo criaram soluções comuns para capturar os mais diversos animais aquáticos;

A necessidade de arranjar alimento impulsionou o Homem a conceber e executar artes e mecanismos de pesca que, de uma forma geral, são muito parecidos e diferentes em diferentes locais do planeta.

Numa das paredes:



Homenagem aos homens da terra em mar:
















Um dia destes regresso... para dar a conhecer à neta e trazer olhares do interior!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

... à descoberta de Elvas!

Já partilhei convosco olhares desta localidade alentejana! Depois do check-in no Hotel D. Luís em frente ao aqueduto... caminhámos até ao centro histórico!

Para mais tarde recordar:












Nesse dia... houve uma procissão só com estandartes!


















Pesquisa:

Elvas, no Alentejo, é a maior cidade-fortaleza abaluartada do mundo e Património Mundial da UNESCO desde 2012. Destaca-se pelo imponente Aqueduto da Amoreira (com 7 km e 843 arcos) e pelas suas muralhas em forma de estrela, constituindo o melhor exemplo de arquitetura militar da escola holandesa na Península Ibérica. 

Aqui ficam algumas curiosidades fascinantes sobre Elvas:

A "Chave do Reino": Devido à sua posição estratégica perto da fronteira com Espanha (Badajoz), Elvas foi crucial na Guerra da Restauração (1641-1668) para defender a independência de Portugal, sendo conhecida como a "Rainha da Fronteira".

Fortificações de Classe Mundial: O sistema defensivo abaluartado é o maior do mundo na sua tipologia, estendendo-se por 300 hectares com cerca de 10 quilómetros de perímetro.

O Aqueduto da Amoreira: Com mais de 7 km de comprimento e torres de 30 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da Península Ibérica.

O Forte da Graça: O Forte de Nossa Senhora da Graça, construído no século XVIII, é um dos mais impressionantes exemplos de arquitetura militar mundial.

Herança Judaica: Elvas abriga possivelmente a maior sinagoga medieval existente em Portugal, localizada no centro histórico, que depois foi convertida em açougue.

Sabor Local: A cidade é famosa pelas suas ameixas de Elvas, uma iguaria tradicional conventual de renome nacional.

História Militar: Foi um ponto central na Batalha das Linhas de Elvas em 1659, um dos marcos decisivos para a independência portuguesa. 

Esta cidade alentejana funciona como um verdadeiro museu a céu aberto, onde se misturam influências celtas, romanas, árabes e cristãs.