quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Caminhar por Caminha! 🇵🇹

Pesquisa:

 Torre principal das muralhas medievais de Caminha, dá acesso ao Centro Histórico Medieval da vila. Voltada a sul, esta torre tinha por baixo as Portas de Viana, por constituir uma saída em direção a Viana do Castelo. De planta quadrada, é constituída por dois pisos, e é atualmente o único torreão remanescente do castelo de Caminha. Em 1673 no cimo da torre foi colocado o relógio que lhe viria a dar o nome. É Monumento Nacional desde 1951.

Em 2008, foi alvo de requalificação e valorização, onde surgiu o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, colocando o edifício da Torre do Relógio, ao serviço da cultura e do turismo, onde a História de Caminha e a sua evolução urbana desde as origens até aos nossos dias, assumem o papel principal.













O rio que banha Caminha, em Portugal, é o Rio Minho, onde ele desagua no Oceano Atlântico, formando um estuário que serve de fronteira natural com Espanha. 

Caminha fica na margem esquerda do rio, num ponto onde o Minho estabelece a fronteira entre os dois países antes de encontrar o mar. 

Pontos importantes:

Foz: O rio Minho termina no Atlântico, em frente a Caminha (Portugal) e La Guarda (Espanha).
Fronteira: Os últimos 70-76 km do rio são a fronteira luso-espanhola.

Importância: É uma área rica em biodiversidade, parte da Rede Natura 2000, com destaque para aves aquáticas, lontras, salmão e a famosa lampreia.

Atrações: O estuário oferece passeios de barco, percursos pedestres e tradições piscatórias com embarcações como gamelas e carochos. 


Caminhar por aqui é puro relaxe!

















À saída o rio Coura:










Pesquisa:

O rio Coura é um rio português que nasce na serra da Boalhosa, na lagoa da Chã de Lamas e na serra de Corno de Bico e desagua na margem esquerda do Minho, sendo deste (com o Rio Mouro) um dos dois principais afluentes.

Atravessei a ponta e...



Praia Fluvial de Pedras Ruivas!

Sem comentários:

Enviar um comentário