segunda-feira, 8 de junho de 2020

Santa Maria Adelaide em Arcozelo!

É um lugar de culto
muito visitado ao longo
do ano e eu... regressei
ao fim de 20 anos!!!






Maria Adelaide 
de Sam José e Sousa,
 popularmente conhecida 
como Santa Maria Adelaide 
ou apenas
 Santinha de Arcozelo
 (Porto, 1835 - 
4 de Setembro de 1885), 
é uma "santa em carne"
 portuguesa, 
não reconhecida 
pela Igreja Católica. 
É considerada, 
pela devoção popular, 
como santa e o 
seu centro de devoção 
localiza-se em Arcozelo,
 em Gaia, no distrito do Porto.
(Wikipedia) 







Não fotografei a santa
mas existem fotos na Internet!!! 




Aqui próximo encontra_se
o Passadiço de Arcozelo
que nos permitem 
chegar ao mar... a Miramar!!! 

19 comentários:

  1. Se a memória não me falha fui lá uma vez....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Gracinha,
    Um local de culto que não conhecia.
    Gostei dos olhares.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Estive lá há 35 anos...Gostei de rever o lugar. Obrigada por partilhar seus olhares.
    Bjs e boa semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  4. Bom dia:- Pelos fascinantes detalhes fotográficos oferecidos, reconheço que, sem dúvida alguma é um lugar que merece ser visitado.
    .
    Bom inicio de semana
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Lindas tuas fotos e gosto de lugares de fé marcante! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Penso que ver uma morta com tanto tempo de morta deve ser um bocadinho lúgubre. Não é lugar que me atraia.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço este lugar de culto que as suas fotografias me deixam curiosa…
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Gracinha!
    Obrigada por me trazer aqui imagens da minha Santinha de quem sou Devota. Agarro-me muito a Ela, quando necessito e Visito-a muitas vezes. Claramente que ao passar, vou sempre ao Outro lado, a Miramar...O Resto deixo para si :))
    -
    As nuvens são castelos, onde desejo viver

    Beijos e uma excelente semana! :)

    ResponderEliminar
  9. Olá estimada amiga, quem é vivo sempre aparece e aqui estou eu.
    Espero que esteja tudo bem por aí.
    Conheço esse Lugar em Arcozelo e já lá estive mais que uma vez.
    Tudo a correr bem.
    Bj
    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderEliminar
  10. Muito interessante. Não conhecia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. OI Gracinha, muito bom conhecer a Santinha de Arcozelo através do seu olhar. Esse locais de oração têm uma energia muito boa, né?
    Mais uma vez obrigada por compartilhar conosco o seu olhar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  12. Interessante passeio, bonitas fotos...
    Uma boa semana, Gracinha... Bjs

    ResponderEliminar
  13. Gostei de conhecer, através destas bonitas imagens.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
  14. Conheço de nome, mas nunca vistei.


    Gostei das fotos.

    Beijinho e semana serena :)

    ResponderEliminar
  15. Vi muitas e lindas igrejas em Portugal.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  16. Nunca visitei, mas sei de pessoas que lhe são devotas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  17. É sempre bom estar em locais como este. Vou ler mais sobre este não reconhecimento. Belas fotos com detalhes e deve ser um encanto o Miramar.
    Grato pela partilha.
    Beijo querida amiga.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha!
    Notou diferença passados 20 anos?
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Um lugar onde já fui há muitos anos! A minha avó paterna era devota de Santa Maria Adelaide...
    Adorei recordar através das suas imagens, Graça!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar