segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Painel de azulejos em Lisboa!

 Painel de azulejos polícromo, de grande dimensão, reveste muro exterior do Complexo Art's Business & Hotel Center da autoria do Arquiteto Frederico Valsassina.

Este mural, obra de arte pública, da autoria do artista plástico Erró, representa diversas personagens da banda desenhada e da fição científica norte-americanas, nomeadamente o Super-Homem, o Homem Aranha, entre muitas outras. Defensor da máxima "Mais é melhor", este pintor pós-modernista imprime uma grande sobrecarga, dinamismo e, por vezes, alguma estridência aos trabalhos que realiza, incluindo este painel azulejar, que traduz um horror ao vazio pela sua dimensão e pela quantidade de personagens e personalidades aí representadas, de forma encadeada, sobreposta e evidenciando movimento.

Nós fomos conhecer:

















... na mesma rua lisboeta:


Separam-nos 7 anos de diferença!
Irmã e companheira de passeios e viagens!



Nestes seis painéis de azulejos, Leonel Moura retrata as sereias, inspirando-se na pintura ocidental, mais precisamente em clássicos de nus femininos. 
Completa o trabalho um excerto do poema Odisseia de Homero, inscrito nos painéis.

Leonel Moura (26 de Dezembro de 1948, Lisboa) é um conceituado artista português cuja obra nos fins da década de 1990 passou da fotografia para a inteligência artificial e arte robótica. 

Desde então, o artista tem produzido vários Robôs Pintores e o Robotarium, um zoo para robots, o primeiro deste tipo no mundo.

Uma das suas criações, o RAP (Robotic Action Painter) de 2006, é um robot que faz desenhos baseados em emergência e estigmergia, decide quando a obra está pronta e a assina. 

O RAP é exibido como instalação permanente no American Museum of Natural History em Nova York.


... o Luís, cunhado e...  por vezes alinha nesta
vontade de ser modelo fotográfico... ☺️ 


4 comentários:

  1. O primeiro mural tem estridência em demasia para o meu olhar cansado e a bd americana não me seduz. E o segundo mostra umas sereias muito sui generis; ou já a sereia só é peixe na cauda?! Ora abóbora, sereia que se preza é peixe da cintura para baixo, fifty-fifty. Eu acho que esse artista...bom...já estou a ser preconceituosa.
    Bom ano para vós. Gracinha. Ter companhia agradável nos passeios é só para alguns.

    ResponderEliminar
  2. Um bonito painel com cores bem vibrantes
    Feliz 2023 Gracinha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. São uma das coisas boas de visitar Lisboa! Sem dúvida...

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança.

    ResponderEliminar