sexta-feira, 23 de junho de 2023

A Casa da Arquitetura...

... em Matosinhos é o Centro Português de Arquitectura que ocupa o quarteirão limitado pela Av. Menéres, R. Mouzinho de Albuquerque, R. Sousa Aroso e R. D. João I.


As construções agora recuperadas e adaptadas integraram a antiga instalação fabril edificada entre 1897 e 1901 pela sociedade Menéres & Companhia, destinada à Real Companhia Vinícola. Resistente à progressiva transformação industrial e ocupação habitacional do lugar, a sua preservação e adaptação deve-se ao elevado valor patrimonial e cultural.






Patrimonialmente é um modelo de inspiração e tradição inglesa, onde existiu a primeira tanoaria a vapor da região. Um ramal da linha de caminho-de-ferro ligava-a às docas do Porto de Leixões para expedição e exportação da produção. O pátio central surge como uma Plaza Mayor, qualificando-o e vocacionando-o para usos coletivos. O imóvel integra o Plano de Urbanização de Matosinhos Sul, da autoria de Álvaro Siza.






A Casa da Arquitectura tem as condições físicas e técnicas necessárias à execução da missão a que se propõe. A Casa pode assim, em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais, estabelecer uma rede alargada de arquivos de arquitetura, fomentando o intercâmbio de experiências, coleções, métodos de trabalho e técnicos especializados. (Google)










... continuaremos a passear por aqui!!!

3 comentários:

  1. Ahora queda ese gran edificio, que da un buen testimonio,de la arquitectura de esa determinada época-

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  2. Uma boa ideia, recuperar o que existe e foi importante na vida de muita gente- É património.
    Bom fim-de-semana, Gracinha

    ResponderEliminar
  3. Restaurando e preservando historias Gracinha.
    Muito bonito e com suas fotos podemos ver a beleza do espaço.
    Grato e feliz noite de São João.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderEliminar