Este museu é maravilhoso!
As notáveis coleções do Museu de Aveiro de temática ou função sacra integram núcleos de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria. São na maioria provenientes do Convento de Jesus ou de outros conventos extintos da cidade e do País e documentam épocas diversas, desde o século XV ao século XX, com relevância para o período barroco.
O Museu de Aveiro está instalado desde 1911 no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Este convento, um dos mais antigos de Aveiro, remonta à segunda metade do século XV, fundado por D. Brites Leitão e por D. Mecia Pereira.
A Princesa D. Joana, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472 e aqui leva uma vida de santidade, que conduz à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.
O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas: o percurso monumental e a exposição permanente.
Destaca-se no piso térreo do convento o túmulo de Santa Joana Princesa, a Igreja de Jesus, o claustro, a sala do capítulo e o refeitório.
Digna de nota é a Igreja de Jesus, decorada com uma sumptuosa talha dourada e azulejos portugueses, exemplo da exuberância da decoração barroca. O coro interior contém o túmulo da Princesa Joana, obra-prima da arte barroca, em mármore multicor com elementos escultóricos influenciados pelo gosto italiano, sendo da autoria do arquiteto real João Antunes.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
Boa tarde Gracinha,
ResponderEliminarUm Museu digno de ser visitado.
Os olhares são belíssimos e convidam a uma visita.
Beijinhos,
Ailime
Olá, Gracinha.
ResponderEliminarVim deixar dois beijos: um para a Benedita e outro para a avó da Benedita.
Que seja lindo o dia.
🎈😘
Excelentes fotos!!!
ResponderEliminarTenha uma noite muito boa, Gracinha...
Bjs
Que maravilha de museu e riqueza de peças que suas bela fotos bem traduzem.
ResponderEliminarShow de postagem Gracinha.
Grato.
Bjs e paz amiga.