segunda-feira, 12 de junho de 2023

Museu de Aveiro/Santa Joana!

 Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Este convento, um dos mais antigos de Aveiro, remonta à 2ª metade do séc. XV, fundado por D. Brites Leitão e por D. Mécia Pereira.

A princesa D. Joana, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472. Aqui leva uma vida de santidade, o que conduz à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

Do séc. XVI ao séc. XVIII, o edifício sofreu inúmeras obras de ampliação, melhoramentos e enriquecimento artístico. O séc. XIX é marcado pelos ideais liberais e suas amplas repercussões na vida religiosa. Por decreto de 1834, o ministro Joaquim António de Aguiar determina a extinção de ordens religiosas no reino. A sua aplicação é imediata nos conventos masculinos, permitindo, porém, a vida de clausura nos conventos femininos até à data da morte da última freira. Assim, no Convento de Jesus, a clausura mantém-se até 1874!... (cm-aveiro.pt)

Já o conhecia, mas há muitos anos que não o visitava! É um museu que nos enche o olhar de beleza com tanta peça maravilhosa!👏

Trouxe alguns olhares:





























Regressaremos ao museu!!!... 🇵🇹

6 comentários:

  1. Que bela postagem Gracinha com este museu cheio de historias e que sendo conservado é um premio a humanidade. Suas fotos com detalhes traduz bem a beleza e arte da edificação.
    Grato por nos fazer conhecer.
    Beijo e feliz semana amiga.

    ResponderEliminar
  2. Quando o visitei - como quase sempre, por puro acaso - achei-o tão lindo. Foi um prazer encontrar em Aveiro coisa tão grandiosa. Sempre gostei de Santa Joana, a da lenda do livro de leitura, com a imagem das árvores a despirem-se à passagem do caixão.
    Boa semana, Gracinha

    ResponderEliminar
  3. Visitei o museu de Aveiro há muitos anos. Foi bom encontrá-lo outra vez nas suas imagens.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o Museu. As fotos são encantadoras
    *
    Uma Santa e feliz semana.
    *
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
  5. Bonito museo, con buenas obras de arte en su interior.
    Que tengas una feliz semana. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Gracinha,
    Belo Museu.
    Gostei dos olhares.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar