sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Vila Franca de Xira... 🇵🇹

Quando fui até Almada... parei nesta localidade para esticar um pouco as pernas!

"Vila Franca de Xira no período árabe era designada de "as-Shirush"[carece de fontes]. 

No lugar do actual concelho de Vila Franca de Xira existiram ao longo da Idade Média e até meados do século XIX quatro concelhos distintos – o de Povos (hoje uma povoação da freguesia de Vila Franca de Xira), Alverca, Alhandra e Vila Franca; em 1855, porém, estavam todos integrados no actual concelho de Vila Franca." (Google)

Eis alguns olhares em jeito de convite:








... a estação 🚉...










Bela escultura... 👏










... o cais...









... um dia... REGRESSO para melhor conhecer este passeio ribeirinho 💙🇵🇹🩵

4 comentários:

  1. Olá Gracinha!

    Gostei imenso de saber essa curiosidade árabe. Já tive em Vila Franca de Xira algumas vezes e desconhecia por completo...

    Por isso é que é tão bom visitar este blogue 😁

    Beijinhos, um bom fim de semana 🤗

    ResponderEliminar
  2. Um lindo lugar! Adoro os painéis de azulejos! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Eu até me envergonho de viver mais ou menos perto de Vila Franca e só ter passado por lá uma vez e nem sei explicar porquê. Devo ter-me enganado no autocarro ou coisa que o valha. E lembro-me de passar pela estação ferroviária e gostar dos azulejos.
    Não tinha ideia de que fosse tão aprazível. Bem haja, Gracinha.

    ResponderEliminar
  4. Mais um lindo lugar...e fotos !
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar