Quando estivemos em Veneza, demos um pequeno passeio numa gôndola! Escolhemos um canal mais tranquilo pois vi engarrafamentos em alguns recantos! 😊
Desse passeio... trouxe alguns olhares:
Uma gôndola bem elegante e um gondoleiro super simpático que nos falou um pouco de Veneza! Cada gôndola leva 5 pessoas! Éramos 3... e pagámos 90€ por um passeio de 45 min!
Curiosidade:
"Em 1633 o governo de Veneza promulgou uma lei suntuária, determinando que todas as gôndolas usadas para o transporte público de passageiros deveriam ser pretas e carregar apenas um elemento decorativo. Todas menos as pertencentes ao governo, que se destacavam em meio aos barcos privados." (Google)
"A gôndola veneziana é considerada a embarcação mais bela do mundo e é o símbolo universal da cidade de Veneza, preenchendo seus canais com grupos de turistas de todo o mundo. De facto, um passeio de gôndola proporciona ao viajante uma emoção única que será lembrada por toda a vida.
Sua beleza é dada pela linha sinuosa e elegante que apresenta, pelo maravilhoso cenário no qual navega, mas também pela forma única como é construída." (Google)
"Cerca de dois meses são necessários para construir uma gôndola e somente aqueles que dominam a arte e cumprem um código rígido chamado mariregole podem construir uma.
Cada gôndola é surpreendentemente parecida com a outra. Elas pesam à volta de 600 kg e medem cerca de 11 m de comprimento.
Os barcos são construídos para navegar sem problemas através do sistema de canais estreitos e passarelas em Veneza.
Embora tenham fundo plano como uma canoa ou um caiaque, a semelhança termina aí.
As gôndolas são assimétricas, mais longas e mais estreitas." (Google)
Estivemos 3 dias em Veneza! Voltarei com mais olhares deste belíssimo recanto italiano!🇮🇹
Un lugar bendecido por el ahua, hermoso...impresiona todo.
ResponderEliminarOlá, querida amiga Gracinha!
ResponderEliminarUm sonho lindo realizado...
Lindas fotos que me encheu os olhos.
Tenha passeios abençoados!
Beijinhos
Não andei de gondola. Mas calcorreámos ruas atrás de ruas, vimos palácios, as ilhas, a bienal que nesse ano era em Veneza e onde Joana Vasconcelos se portou mal, era o único pavilhão fechado e os italianos falaram bastante mal da senhora. Também vimos o palácio onde Portugal expôs as obras modernas de um artista português. Pareceram-nos insigificantes à vista do que contemplámos noutros palácios. Encontrámo-lo deserto, enquanto noutros lugares havia filas enormes. Suponho que por ali estivemos uns cinco ou seis dias.
ResponderEliminarOlá Gracinha!
ResponderEliminarFogo... esse passeio de barco foi carinho, não? 😅😅
Mas certamente terá valido a pena! Pelos olhares e pelo que disse não fico com grandes dúvidas 🤗
Abraços e um bom fim de semana!
Mas que belo passeio.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Uau!!!
ResponderEliminarQue olhares magníficos, Gracinha!!!!
Veneza é fascinante e inesquecível. Tenho de lá voltar... com máquina fotográfica digital.
Beijo. Obrigada por me fazer lembrar o quanto fui feliz ali.
🙏💙