Já partilhei convosco olhares desta localidade alentejana! Depois do check-in no Hotel D. Luís em frente ao aqueduto... caminhámos até ao centro histórico!
Para mais tarde recordar:
Nesse dia... houve uma procissão só com estandartes!
Pesquisa:
Elvas, no Alentejo, é a maior cidade-fortaleza abaluartada do mundo e Património Mundial da UNESCO desde 2012. Destaca-se pelo imponente Aqueduto da Amoreira (com 7 km e 843 arcos) e pelas suas muralhas em forma de estrela, constituindo o melhor exemplo de arquitetura militar da escola holandesa na Península Ibérica.
Aqui ficam algumas curiosidades fascinantes sobre Elvas:
A "Chave do Reino": Devido à sua posição estratégica perto da fronteira com Espanha (Badajoz), Elvas foi crucial na Guerra da Restauração (1641-1668) para defender a independência de Portugal, sendo conhecida como a "Rainha da Fronteira".
Fortificações de Classe Mundial: O sistema defensivo abaluartado é o maior do mundo na sua tipologia, estendendo-se por 300 hectares com cerca de 10 quilómetros de perímetro.
O Aqueduto da Amoreira: Com mais de 7 km de comprimento e torres de 30 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da Península Ibérica.
O Forte da Graça: O Forte de Nossa Senhora da Graça, construído no século XVIII, é um dos mais impressionantes exemplos de arquitetura militar mundial.
Herança Judaica: Elvas abriga possivelmente a maior sinagoga medieval existente em Portugal, localizada no centro histórico, que depois foi convertida em açougue.
Sabor Local: A cidade é famosa pelas suas ameixas de Elvas, uma iguaria tradicional conventual de renome nacional.
História Militar: Foi um ponto central na Batalha das Linhas de Elvas em 1659, um dos marcos decisivos para a independência portuguesa.
Esta cidade alentejana funciona como um verdadeiro museu a céu aberto, onde se misturam influências celtas, romanas, árabes e cristãs.








































Adorei os teus olhares,Gracinha! Linda igreja! beijos, ótimo dia! chica
ResponderEliminarFantásticos olhares de uma bela e interessante cidade.
ResponderEliminarTambém gostei imenso de por lá passear.
Beijos e bom fim de semana
Olá!
ResponderEliminarNunca fui a Elvas, gostei de conhecer através do seu olhar!
Bom fim de semana!