terça-feira, 12 de novembro de 2013

Olhares ... sobre Cernache do Bonjardim!

 Num domingo com cheirinho a outono


Entro no meu clio


e sozinha decidi realizar um passeio
 por terras desconhecidas!

No GPS escrevi o meu nome:


 Descobri um pequeno lugar...no cimo de uma colina


 com um belo coreto!


Como ainda era cedo...escrevi
CERNACHE de BONJARDIM
e mais uns quilómetros...descubro:



Apercebi-me logo que seria
um lugar carregado de História!

Dei umas voltas pela Vila e
 quando cheguei a casa fiz uma pesquisa:

Um pouco de História

Cernache de Bonjardim…elevada a vila em 1955…
é uma  freguesia portuguesa do concelho da Sertã!

É a mais importante de Vila do Pinhal Interior!






Possui um interessante património histórico
destacando-se o Seminário das Missões
que está inserido numa quinta de 32 hectares
onde poderá ter nascido D. Nuno Álvares Pereira.





Terras ricas em lavoura…com tufos de arvoredo

e boas casas de moradia…recebe a bênção do rio Zêzere!


19 comentários:

  1. Fotos lindas carregadas de história.
    Apreciei este passeio e a sua descrição e fiquei imaginando ...se os locais falassem muito teriam para nos contar...

    Abraço
    Nélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Nélia!
      Portugal ( e provavelmente por todo o mundo) tem
      lugares maravilhosos (sendo importante descobri-los!)!
      Boa semana!

      Eliminar
  2. Verdade...verdadinha!
    Muito sol (será que dura?)
    Muita esperança (será que perdura?)
    Tenha um dia BOM

    ResponderEliminar
  3. Great place to visit, so nice to meet you, kisses!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Passarei pelo seu blog…sempre que puder!
      Beijo

      Χρεώστης για την επίσκεψη!
      Θα περάσω για το blog του… όποτε μπορεί!

      Eliminar
  4. Olá tudo bem?
    Fiquei maravilhada com o seu passeio lindo de morrer eu adorei. Um beijo e uma boa semana. Fique com Deus:))

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria.
    Que coincidência, também tenho um clio :)
    Lindo lugar.
    Não conheço mas adorei as fotos.
    Parece mesmo sossegado.
    Boa escolha.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice...foi uma excelente escolha!
      Vou voltar e visitar recantos que me pareceram interessantes...durante o percurso!
      Mas como ia sozinha...tive receio de me aventurar!
      Bj

      Eliminar
  6. Muito interessante, pois desconheço...embora já tenha visitado a Sertã mais do que uma vez.

    As fotos estão uma graça como a dona, rrss

    Bons sonhos

    Ai, a pena que eu tenho de me dar tão mal com máquinas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São...adoro fotos...acho que é genético
      (herança do pai)!...e eu não conheço a Sertã!
      Agradeço o elogio!
      Bj amigo!

      Eliminar
  7. Cernache do Bonjardim é um lugar espantoso como disse, tem uma excelente gastronomia, se voltar pergunte por Cartuxos de Amêndoa de preferência no Café em frente ao Seminário das Missões com o nome de Oasis da Beira, ou desloque-se à pastelaria Império e prove os maravilhosos pasteis de nata, atrevo-me a dizer que são melhores que os de Belém, no restaurante Rotunda em frente ao Banco Santander Totta e perto da estátua de D. Nuno que aqui reproduz poderá provar os maravilhosos maranhos e bucho, feitos da maneira mais tradicional que se pode imaginar.

    Para se hospedar poderá considerar a Quinta dos Farinhas da qual deixo o link:

    http://www.quintadosfarinhas.com/

    visitem garanto que não se arrependerão..

    Bj!

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António...obrigada pelo roteiro!
      Da próxima vez...farei algumas das sugestões que me deu!
      Tenha um dia BOM!

      Eliminar
  8. A alegria quem me da é você que
    leva seu carinho no meu blog.
    A algum tempo meu céu anda
    um pouco nublado e os Dias meio cinzentos.
    As noites um pouco longa ,
    mais sem perder o brilho das estrelas.
    E o encanto da lua brilhante
    beijando meu rosto.
    Obrigada por você existir na minha vida,
    obrigada por me ajudar a superar tantos
    momentos de incertezas.
    Que Deus abençoe você e eu beijos , Evanir.
    Deixei mimo de agradecimento na postagem.
    È simples mais de todo coração.
    Com você quero comemorar 500.000 Visitas
    e tenha certeza , você faz parte da minha historia.
    Eu acredito em Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evanir...eu também acredito...numa força superior que se pode abraçar e agradecer...cada dia na nossa VIDA!
      Tenha um dia muito BOM!

      Eliminar
  9. amiga
    um beijo.
    tambem gosto de crochetar-
    os dedais são umas das minhads paixóes tenho cerca de 3.400--

    o meu blogue Africa em poesia tem a minha poeisa . gosto e amo escrever sobre Africa..

    um beijinho grande ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dei um avista de olhos e gostei!
      Passarei sempre que puder!
      BJ amigo!

      Eliminar
  10. Bom dia, Graça! Finalmente sei o seu nome.
    Um belo passeio à procura do Portugal desconhecido.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda...meu nome nunca esteve escondido!
      No cantinho superior..."Acerca de mim"...na mensagem de apresentação...meu nome agradece quem por aqui passa!
      Bj amigo

      Eliminar