sábado, 12 de agosto de 2023

Alpalhão...

... é uma freguesia portuguesa do município de Nisa, com 34,16 km² de área e 989 habitantes. A sua densidade populacional é 29 hab./km². É uma pequena vila no Alto Alentejo conhecida pelos saborosos enchidos, pelas ricas tradições e pelo granito reconhecido à escala mundial. (Wikipédia)

Nós... a caminho do Algarve... parámos aqui e comigo vieram estes olhares:



À procura de um café aberto ☺️










Uma zona bem cuidada!












Antiga escola primária com a divisão de sexos!


11 comentários:

  1. Querida Gracinhamiga
    Tinha um grande amigo, nascido e crescido no Alpalhão, porém, infelizmente, já falecido. Eu, que sou meio alentejano (a minha mãe cresceu, viveu e caso em Portalegre) e gosto de cantar, aprendi com ele, cantes alentejanos. Ainda hoje, prestes a fazer 82 anos (20 de Setembro), me recordo de muitos; mas escolho est que me deu no goto:
    Eu sou devedor à Terra
    A Terra me ‘stá devendo
    Eu sou devedor à Terra
    A Terra me ‘stá devendo
    A Terra paga-m’em vida
    Eu pago à Terra em morrendo

    Alentejo, Alentejo
    Terra sagrada do pão
    Eu hei-de ir ao Alentejo
    Mesmo que seja no Verão
    Ver o dôrado do trigo
    Na imensa solidão
    Alentejo Alentejo
    Terra sagrada do pão

    Daqui para a minha terra
    Tudo é caminho e chão
    Daqui para a minha terra
    Tudo é caminho e chão
    Tudo são cravos e rosas
    Dispostas por minhas mãos

    Alentejo, Alentejo
    Terra sagrada do pão...

    Mas, hoje, venho dar-te uma sugestão: no «BLOG DE TAIS LUSO» saiu uma nota, muito elogiosa, sobre o meu livro «CRÓNICAS DAS MINHAS TECLAS» que inclui a foto da capa da obra. Vai lá, dá uma espreitadela e, gostes ou não, por favo, posta um comentário n'«A NOSSA TRAVSSA». Obrigado.
    Beijos💋💋💋💋 & queijos de Serpa
    Henrique

    ResponderEliminar
  2. Lindo lugar ! E fotos !
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  3. As esculturas têm bem visíveis as armas heráldicas da freguesia o que sugere o patrocínio da autarquia e isso é bom, é sinal do interesse dos poderes públicos pelos artistas do granito.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Essas pequenas vilas são um charme só! lindas fotos! beijos, chica

    ResponderEliminar
  5. Con tan pocos habitantes, se debe vivir bien tranquilo.
    Buenas fotos de ese pueblo.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  6. Anete disse...
    Fotos bonitas. Gostei de ver esse passeio...
    Bom final de sábado... Bjs

    ResponderEliminar
  7. Bonitos registros, Gracinha
    Bem diferentes do usual _ obrigada por trazer seus olhares.
    Bom domingo e semana

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Gracinha,
    Belos olhares de Alpalhão.
    Uma vila lindíssima.
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. Passei por aí a caminho de Nisa, mas não parei.

    Gostei das fotos e foi bom recordar.

    Abraço e boa semana :)

    ResponderEliminar
  10. Falta conhecer muita coisa nesse Portugal que amo. Beijo,

    ResponderEliminar
  11. Linda e tranquila vila. Conheço apenas de nome, tenho de passar por lá um dia.
    Excelente reportagem fotográfica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar