sábado, 19 de agosto de 2023

... passeando por Santander... 🇪🇸

Já  vos mostrei alguns olhares desta cidade espanhola! Caminhámos junto ao oceano para ver um conjunto de estátuas com um interessante significado:


Junto a Puertochico, onde termina o Paseo de Pereda junto ao Club Nautico, encontra-se este monumento em homenagem a "Los Raqueros" que foram descritos por José María de Pereda.

Personagens típicos do período entre os séculos XIX e XX que frequentavam as machinas e bebiam nas águas mergulhando, mergulhando para recolher as moedas que os transeuntes e turistas lhes atiravam.

Em frente ao cais, pelo qual às vezes tiveram que fugir da polícia que os repreendia, hoje estão imortalizados em frente àquela maravilhosa baía de Santander, em um local privilegiado, difícil resistir a imortalizá-los.

Quatro esculturas de bronze, muito bem feitas, com muito realismo, seus traços e sensação de movimentos são muito bem executados por seu autor Cobo Calderon.

Vejam os olhares que trouxe:



Arquitetura ousada...



















Escultura representando a silhueta da cabeça do poeta José Hierro (1922-2002), composta por sete painéis de aço, dispostos verticalmente em paralelo, que juntos formam um cubo de dois metros de profundidade e dois metros de largura. 
O primeiro painel desenha a silhueta da sua cabeça, enquanto que à medida que os restantes vão sendo sobrepostos, o seu crânio vai ganhando profundidade, e os traços do autor vão-se definindo, até chegar ao último, que permitirá a visão do mar.

É obra da escultora Gema Soldevilla
 (Santander, 1950).
Localizado no Paseo Marítimo 
em Santander, Espanha.


É maravilhosa 👏

11 comentários:

  1. Estas estatuas, no pasa desapercibidas, para todo el que visita la ciudad.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  2. Belos olhares, Gracinha!
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga Gracinha,
    A “arquitetura ousada” destacada pelos “teus olhares”, é um espaço belíssimo de atividades culturais, projetado pelo arquiteto italiano: “Renzo Piano” (14 de setembro de 1937), denominado de: “Centro Botín”.
    Mais um interessante passeio que fiz contigo aqui, entre fatos e fotos.
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  4. Mesmo lindos estes olhares, Gracinha. Da arquitectura ousada à última obra de arte. Santander tem aqui óptimo cartão de visita:).

    ResponderEliminar
  5. Já nos mostrou, mas nunca é demais, Gracinha! 🤗

    É que é uma cidade deslumbrante, cheia de esculturas, histórias e ótimos lugares para caminhar 👏

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Fantástico local.
    Incríveis e plenas de significado as estatuas e muito interessante aquele edifício com uma construção bem fora do vulgar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Gracinha,
    Obras fantásticas que adorei conhecer.
    Belos olhares.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Muito, muito interessantes as esculturas e postagem. Olhares penetrantes, Gracinha.
    Bjs e BOA SEMANA...

    ResponderEliminar