domingo, 6 de outubro de 2024

Caldas de Reis... 🇪🇦

 Parámos nesta localidade espanhola para refrescar! A nossa Benedita e a mãe mergulharam nas águas tranquilas... e daqui seguimos para Finisterra!!!

























História desta localidade no Google:

Os primeiros habitantes conhecidos na região foram os Cilenos. Os Romanos estabeleceram-se na área atraídos pelas fontes termais que estão na origem do nome (em latim: Aquae Celenae).

A localidade aparece na Itinerário de Antonino, o mapa rodoviário do Império Romano do século III na Via XIX, a estrada que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Astúrica Augusta
 (atual Astorga).

Caldas foi sede episcopal até 569, ano em que esta foi transferida para Iria Flávia (atual Padrón). 

Nesse tempo foi agitada pelo priscilianismo e foi sede de um concílio de bispos galegos convocado pelo papa São Leão em 400.
[necessário esclarecer]

Caldas denomina-se "de Reis" porque ali nasceu Afonso VII de Leão e Castela, filho de Urraca I e de Raimundo de Borgonha, conde da Galiza.

 O castelo que a rainha ali tinha foi derrubado e as suas pedras foram usadas na construção do igreja de São Tomás.

 Diz-se que esta igreja foi dedicada a São Tomás de Cantuária, que passou pela vila fazendo o Caminho de Santiago. Caldas de Reis foi declarada "vila de reguengo" por Filipe II
 (1556–1598).

3 comentários:

  1. Lindos olhares,Gracinha! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga Gracinha,
    São tantos caminhos para percorrer e tantas coisas para ver e aprender. É uma pena que nossa vida seja tão curta para absorver tudo o que queremos.
    Beijos e ótimo final de semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Não vi a Benedita. Benedita aqui é uma flor que nem sei se existe ainda. Beijo,

    ResponderEliminar