segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Estufas do ananás... Açores!

Visitei pela segunda vez... as estufas onde o ananás se desenvolve! Outra empresa com uma variedade de produtos onde "reina" o sabor do ananás! É um longo processo de crescimento! O espaço é interessante e podemos ver o ananás em diferentes fases de desenvolvimento...



É tão engraçada esta planta...











O ananás chegou aos Açores, mais propriamente à maior ilha, São Miguel, no século XIX. O fruto foi descoberto na época da colonização do Brasil e foi trazido para o arquipélago com intuito de se tornar uma alternativa à exportação da laranja que nesta altura estava devastada por doença!
(Google)









O ananás dos Açores é cultivado em estufas, o que permite um controle rigoroso das condições de crescimento. As estufas são frequentemente aquecidas por uma combinação de sol e calor gerado pelo solo vulcânico, criando um microclima perfeito. 
O fruto é conhecido pela sua doçura inigualável e sabor intenso, características que o diferenciam de outras variedades.
 O ananás dos Açores também se destaca pela sua textura suculenta e aroma marcante, tornando-o um ingrediente perfeito para diversas receitas. Em São Miguel são produzidas entre 700 e 1000 toneladas de ananás da variante “Smooth Cayenne”, originária da América Central e do Sul. (Google)





4 comentários:

  1. Interessante visita e aprendizado sobre essa fruta deliciosa!
    beijos, linda semana, chica

    ResponderEliminar
  2. Gracinha, como Ananás, em rodelas (Abacaxi) todos os dias. Aqui temos o ano todo. Já plantei no jardim, mas a fruta demora muito a crescer. Aqui custa R$5,00-6,00, cada. Como sei que demoram a crescer nem importa o preço, compro.
    As frutas que como todos os dias: abacaxi, melão, banana, manga.
    Beijo,

    ResponderEliminar
  3. Onde fica Açores? É uma Ilha? Vou agora olhar no mapa. Beijo,

    ResponderEliminar
  4. Bom dia de Paz, querida amiga Gracinha!
    Que delicia de fruta!
    Passeios assim valem a pena!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar