quinta-feira, 24 de outubro de 2024

La Toja 🇪🇸

Quando fomos a Espanha ... estivemos em La Toja para apreciar a pequena igreja revestida de conchas e apreciar a paisagem espanhola:





Reza a lenda que foi um burro que descobriu as águas termais de La Toja. “Um verdadeiro burro, quadrúpede, coberto de mataduras e de ténia, abandonado na ilha deserta”, descreveu a escritora galega Emília Parto Bazán num livro sobre a região, publicado em 1899. 

Diz a história que o dono reparou que o animal estava doente, mas, incapaz de o sacrificar, decidiu abandoná-lo na ilha para ali morrer em paz. A surpresa chegou meses mais tarde, quando o homem regressou ao local com o objetivo de enterrar os restos mortais.

“Em vez de um esqueleto, encontrou um burro saudável, a saltar, com o pelotão brilhante que faria inveja ao de Sancho Pança. O animal tinha-se rebolado nas lamas. As suas feridas desapareceram”, escreveu a romancista.

A notícia espalhou-se como um furacão e o poder curativo das fontes termais chamou a atenção dos humanos, que passaram a ir até lá para aproveitarem as águas deste pequeno paraíso.

A história ficou imortalizada com uma escultura em bronze do animal a esfregar-se na relva, inaugurada em 2023. A obra está localizada a poucos metros da famosa e muito fotografada ermida de San Caralampio, mais conhecida como “Capela das Conchas”. (Google)







 Uma das capelas mais originais da Galiza.

 Totalmente coberta com conchas de vieira, tornou-se num dos pontos obrigatórios de visita na Ilha de A Toxa.

Esta ermida é dedicada a São Caralampio e à Virgem do Carmo, e conserva o culto desde o séc. XII.

Contrastando com o seu exterior, o interior da capela é muito simples e modesto, aludindo à simplicidade dos marinheiros. (Google)


A igreja é interessante na sua arquitetura...










Interior da igreja...





Os turistas têm estragado as conchas que revestem o exterior da igreja...



Uma antiga fábrica de sabonetes...

1 comentário:

  1. Que lugar bonito, Gracinha. E a capela é linda por fora e por dentro. Penso que Deus gostará dela e lhe agrada morar numa concha, embora eu não saiba se a imagem é masculina ou feminina.

    ResponderEliminar