Saímos de Portugal e Ávila foi a cidade escolhida para uma manhã de caminhada! Percorrer esta cidade espanhola foi uma agradável surpresa!
Vimos Ávila de um belo miradouro:
Pesquisa no Google:
E qual a razão da existência de Los Cuatro Postes?
Bem, duas lendas, que não precisam necessariamente ser contraditórias, explicam o motivo de sua existência.
Por um lado, por volta de 1157, os habitantes da cidade decidiram agradecer o fim da epidemia de peste que assolara Ávila e seus arredores, fazendo uma peregrinação à ermida de São Leonardo. Todos queriam ir, pois quase todos haviam sofrido com os efeitos devastadores da doença mortal e desejavam expressar sua alegria por ainda estarem vivos. Ávila estava praticamente deserta, e os muçulmanos, que sempre rondavam a cidade a partir de suas posições ao sul, aproveitaram a situação para saquear a cidade e roubar tudo de valor. Depois, fugiram com o saque.
Ao saberem do ocorrido, os conselheiros Nuño Rabia e Gómez Acedo reuniram homens para perseguir os bandidos, dividindo-os em dois grupos para tentar cercar os saqueadores. No entanto, as tropas que não estavam sob seu comando recuaram em direção a Ávila e se entrincheiraram lá dentro. Assim, quando retornaram a Ávila após punir os saqueadores e recuperar os bens roubados, encontraram os portões da cidade fechados e os traidores atuando como guardiões. Esses homens exigiram uma parte dos bens confiscados em troca da libertação da cidade.
A intervenção real foi rápida, e o próprio rei Sancho III de Castela interveio, entrando em Ávila e expulsando os pobres. Ele decretou que eles deveriam viver sempre fora das muralhas da cidade, sem quaisquer privilégios. Acredita-se que esta seja a origem dos subúrbios medievais.
As autoridades municipais decidiram que a peregrinação original deveria ser repetida anualmente e o monumento dos Quatro Postes foi construído para que esses eventos lamentáveis permanecessem na memória coletiva.
Outra lenda conta que foi exatamente neste local que Teresa de Ávila e seu irmão Rodrigo foram interceptados pelo tio quando partiam para o sul para evangelizar os infiéis, sem se importarem em morrer na tentativa, pois se tornariam mártires. Eles foram tão profundamente influenciados pela leitura de romances de cavalaria que ansiavam por viver tal aventura.
Anos mais tarde, quando Teresa foi "expulsa" da cidade por causa de suas diferentes interpretações da expressão religiosa, ela parou ali mesmo e, olhando para Ávila enquanto tirava as sandálias e as sacudia, disse: "Nem mesmo o pó de Ávila ". Felizmente, mais tarde ela se reconciliou com sua cidade natal.












Lindos olhares "apanhados" nos Quatro Postes, Gracinha. E as lendas não lhes ficam atrás. A primeira, sei lá porquê, parece-me usar de laivos mais aceitáveis:).
ResponderEliminarBom domingo
Lindo e bela lenda essa! Gostei desses olhares!
ResponderEliminarLindo domingo! beijos, chica