... situa-se a norte do Concelho, a cerca de 12 quilómetros de Rio Maior.
Anteriormente pertencente a Alcanede, tal como Fráguas, passam ambas para Rio Maior com a extinção daquele concelho, em 1855. Alcobertas foi elevada a Vila em 08 de maio de1999!
Nós passámos por lá... a caminho de Alcanede para assistir a uma peça de teatro onde o meu sobrinho artista participou como ilustrador!
Sei que há recantos interessantes para conhecer!
Trouxe estes olhares:
Queríamos conhecer este baloiço!
No monte onde outrora havia moinhos de vento!
Já na povoação...
Igreja paroquial das Alcobertas é um exemplo original de cristianização de um monumento megalítico antigo, que sobreviveu até aos nossos dias. É uma anta de planta poligonal, composta por sete esteios, com um corredor que forma a passagem da câmara para o interior da igreja. As várias reformulações feitas no conjunto monumental levaram a uma grande alteração do monumento pré-histórico, tendo sido colocado nomeadamente um telhado de quatro águas.
A seguir GANÇARIA...
Limitada por Alcobertas, Fráguas (Concelho de Rio Maior) e Alcanede, Gançaria é a freguesia mais jovem do concelho de Santarém, criada em Junho de 1985 por desanexação da freguesia de Alcanede e dista 32 km da sede do Concelho.
A agricultura, a pecuária, a indústria de transformação de madeiras, a indústria extrativa de caulinos e a cerâmica, desempenham, em finais do Séc. XX um papel muito importante na ocupação das gentes desta recente freguesia.
A romaria em honra de Nossa Senhora da Saúde tem uma longa tradição. Sendo ainda hoje visitada por milhares de devotos de todo o país, que ali acorrem em veneração a esta santa. Continua a ser celebrada anualmente no dia 8 de Setembro, tal como há duzentos e cinquenta anos.
Parámos no Largo da Roda!
Um circuito que deve ser interessante mas que sem água, não mostrou o seu encanto!
O sol poente anunciava a noite!
O espetáculo ia começar em Alcanede!
Lindas fotos e mostraste bem cada lugar! Lindo céu azul!
ResponderEliminarbeijos praianos, feliz OUTONO! chica
Visitei Alcobertas há muitos anos e gostei de a rever aqui nas suas fotos.
ResponderEliminarLamentável o que fizeram à anta.
Beijinho, bom fim de semana :)
Os azulejos são bonitos.
ResponderEliminarRecantos de um Portugal desconhecido que vale sempre a pena procurar.
ResponderEliminarAbraço de amizade, Gracinha.
Juvenal Nunes
Bonitas fotos e uma forma de dar a conhecer quem não conhece. Gostei muito de conhecer essa anta, são poucas as que ainda possuem corredor, penas as reformulações! Citando o Diácono Remédios "não havia necessidade!”
ResponderEliminarBom domingo de outono.
Bj