terça-feira, 12 de setembro de 2023

Passear em Potes...🇪🇸

 A cidade de Potes está localizada no centro geográfico do vale de Liébana e é uma das cidades mais visitadas da Cantábria. 

É o destino ideal para os amantes da natureza, da montanha, dos desportos ao ar livre, da boa comida e também dos apaixonados por história e cultura.

Potes pode ser visitado em qualquer época do ano. O verão é a época mais animada e propícia para a realização de várias atividades e excursões, mas Potes é um destino que também é amado no inverno!

Se o visitarmos fora dos meses de verão, encontraremos um refúgio de paz onde podemos relaxar e desfrutar dos arredores, das vistas e dos passeios pela serra.

Tudo isto acompanhado de uma luz espectacular, muito característica nos meses de inverno, uma vez que Potes e a sua região (Liébana), sendo um território delimitado e protegido por montanhas, gozam de um microclima de tipo mediterrâneo.

 É por isso que grande parte de sua flora e fauna difere das regiões vizinhas. Estas características especiais do seu clima permitem também o cultivo da vinha, com a qual é feito o famoso bagaço de Liébana.

Potes é uma parada obrigatória em qualquer visita ao Vale do Liébana. É a maior e mais importante cidade da região, e para desfrutá-la ao máximo é preciso passear por suas ruas estreitas e se perder no clima de seu rico passado.

A praça é o coração da cidade e um dos lugares mais movimentados. Ao fundo destaca-se a Torre do Infantado, que é o grande símbolo do povoado. Em Potes iremos descobrir muitos outros edifícios em forma de torre, entre os quais se destaca a torre de Orejón de la Lama na Calle del Sol, a casa-torre Calseco na Plazuela del Llano, a torre de San Pedro situada no topo da cidade, e a casa-torre de Osório na rua San Marcial.

A cidade é banhada pelo rio Deva, que nasce em Fuente Dé e pelo Quiviesa, que nasce na encosta norte da Peña Prieta (Cordilheira Cantábrica).

Vale a pena o caminho fluvial que começa na ponte medieval de San Cayetano. Um passeio espetacular e colorido sob as pontes, e com uma perspectiva diferente da cidade, que desfrutaremos ao longo de um quilômetro e meio.

Potes guarda muitos outros encantos entre suas ruas e praças. O bairro antigo é dividido entre as duas margens do rio Quiviesa, e é uma das áreas onde a arquitetura tradicional da região se reflete bem. Por algo foi declarado Patrimônio de Interesse Histórico Artístico em 1983.

Durante o passeio pelo centro histórico, descobriremos uma infinidade de elementos muito pitorescos, como as populares casas de pedra e madeira, vários brasões de sobrenomes nobres, belas varandas, praças e ruas estreitas com piso de cascalho!

Finalizamos o nosso passeio de 4 dias... por terras de Espanha! Foi uma viagem incrível e mais uma vez um bem haja à Mirantour que a organizou, onde um grupo fantástico se formou!!!🙏




























Se tudo correr bem... em Dezembro iremos até Bilbau... aos mercados de Natal ☺️🙏

6 comentários:

  1. Excelentes fotos de uma bela localidade... Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Um passeio muito agradável esse, Gracinha, e as fotos estão muito boas.
    Bjs e ótima continuação de setembro...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde de paz, querida amiga gracinha!
    Um lugar lindo e pitoresco.
    Agradável de se estar e viver fora da temporada de férias.
    Muito aconchegante só em olhar as fotos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Gracinha, há quanto tempo!! Vejo que continua sempre activa em registar para memória futura as suas viagens e passeios! Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Uma lindeza, Potes. Obrigada pela reportagem Gracinha.
    Os mercados de Natal devem ser de apetite. Oxalá corra tudo bem - a Gracinha vai, vê e fotografa. Nós teremos as suas fotos:)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Que linda localidade, adorava conhecer.
    Excelente reportagem fotográfica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar