sábado, 19 de setembro de 2015

Arte Xávega na Tocha

Agora só regresso na segunda para aproveitar
este final de verão e relaxar um pouco...
sendo assim
fiquem com esta postagem bem curiosa:

A xávega é uma pesca artesanal com rede de cerco!

Antigamente a recolha fazia-se com ajuda dos bois
e dos braços dos pescadores e população
atualmente 
são os tratores que puxam as embarcações:



Ao chegar à praia da Tocha deparei-me
com estes cenários:







Não resisti e aproximei-me:


Cestos de faneca e carapau:



Um cesto a abarrotar: 5 €


Para meu espanto havia gente que saltava
para o meio das redes e acabava de encher as sacas:



Depois ia ao mar...lavar o peixe:



O peixe miúdo da rede...era lançado ao mar
e as gaivotas "agradeciam":






A pequenada desafiava as ondas:


O meu saco pesava!
Lavadinhos de tanta areia...


...e fritos


UM VERDADEIRO PITÉU!!!

31 comentários:

  1. Momentos lindos da pesca ao prato! Adoro ver! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, estas fotos ainda me fazem mais saudades do "nosso" Atlântico" e do peixinho fresco. Pela foto não tenho a menor dúvida que foram "UM VERDADEIRO PITÉU". Desejo-lhe um bom fim de semana com muito descanso e momentos bem passados.
    Beijinhos sempre com muito carinho da *capinha*

    ResponderEliminar
  3. Прекрасная рыбалка, богатый улов!!!
    Красивые фото!

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me lembrar os meus tempos de menina, quando ia para uma praia de férias com os meus pais.
    Também eu delirava ao ver as redes cheiinhas de peixe e claro, nunca esquecia o saco de plástico que vinha sempre cheio.
    Adorei as fotos:

    Bom fim de semana

    Beijos Graça

    ResponderEliminar
  5. Queria vê isso. Mas morro de pena se vejo peixe vivo.

    ResponderEliminar
  6. Mas que belo pitéu, bem apetitoso!
    Lindas fotos, muito bem captadas, mas eu tenho imensa pena dos peixinhos, prefiro não os ver vivos...
    Beijinho e um bom descanso!

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga, que bela reportagem!
    Já fiz isso... mas trouxe sardinhas, que chocalhavam ainda a lutar pela vida dentro do saco!...
    Li alguns comentários e... temos todos pena dos animaizinhos... mas não somos vegetarianos!!! E mesmo estes usam sapatos de pele de qualquer vaca, boi, cobra, antílope ou até porco... e nem pensam que o animal que "deu" os sapatinhos, as carteiras e os casacos também estava vivo!!!
    Deixemo-nos de tretas!!! Esse peixinho frito devia estar uma delícia!!!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Que espetaculo! Carapaus grelhados, pão, salada Algarvia e sangria. ..q saudades! Aproveite;beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Fantástica reportagem.

    O ano passado, Monte Gordo, assisti à chegada do tractor puxando o barco.. Apenas isso.

    Adorei as fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos, muito agradecida por partilhar estes momentos lindos, nunca vi ao vivo, mas acredito que deve ser um espectáculo.
    Faneca...hum delicia, frita com arroz de tomate!
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá boa noite,
    Fabuloso momento em que pode captar esses rituais piscatórios!
    E ainda levou peixe fersco. Que mais se pode aspirar?
    Uma delícia.
    Magnifica foto-reportagem!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Oi Graça
    Um passeio espetacular e no final desta bela aventura peixes frescos que resultou numa deliciosa fritada
    Um momento precioso amiga
    Um excelente final de semana
    Beijos e sorrisos

    ResponderEliminar
  13. Boa noite

    Venho agradecer a sua visita e comentário simpático que deixou no meu blogue.
    Aproveitei o momento para actualizar a minha visita aos suas mais recentes postagens e digo-lhe que adorei as fotos que conseguiu nesta praia. O evento da pesca para nós é sempre algo imperdível. Eu também adoro este ambiente. São momentos únicos!!!
    Tenha um bom fim de semana.
    Isabel Tiago

    ResponderEliminar
  14. Esqueci-me de dizer que se pudesse também provava desse belo peixe!!!

    Isabel Tiago

    ResponderEliminar
  15. Olá Graça,

    peixe fresquinho;)) não há nada melhor!

    Beijinhos e bom fim de semana
    São

    ResponderEliminar
  16. Olá...delicia de peixe, lugares maravilhosos, gostei do seu cachecol, beijos

    ResponderEliminar
  17. Graca,
    Eu ando sumida, pois meu computador anda dando problemas, mas, hoje consegui retornar as visitas. Que fotos lindas! E que praia!! Fiquei com agua na boca vendo os peixes fritos! Delicia ne? Bjs e bom descanso!

    ResponderEliminar
  18. Imagens lindas!
    Sem dúvida um verdadeiro pitéu!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  19. Esta é uma arte bem antiga.
    Gostei da reportagem.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  20. Uma bela reportagem acompanhada de lindas fotos. Gostei muito de ler e ver.
    Espero que o fim de semana tenha sido bom. O tempo pelo menos ajudou. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. ✿༽

    Ótima semana!
    Beijinhos.
    ✿✿ه✿✿ ܓ

    ResponderEliminar
  22. Bela reportagem e estupendas fotos.

    Tenha boa semana

    ResponderEliminar
  23. Bonito post de um arte antiga, e a Graça sequer esqueceu de informar-nos que na arte xávega, dantes as redes rastejavam do mar até à areia com a ajuda dos bois e também dos braços de homens e mulheres.
    Já li sobre esta arte em uns dois blogues e vi fotos semelhantes, era noutra praia, mas observar tudo isso na hora e ter a oportunidade de comprar peixe que ainda vem a saltar não tem comparação!

    Beijinhos e resto de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  24. Muy bonito. Me encantan tus fotografías.
    Un completo reportaje
    Un beso.

    ResponderEliminar
  25. Já vi fazerem o mesmo na Fonte da Telha, mas não me aproximei do barco. fizeste bem em ir e comprar. Aposto que esse peixinho tinha o sabor a mar.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Fresco mais fresco não há :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    Cá na minha terra também se faz. Na verdade faz-se mesmo na vila e também na aldeia do Meco.
    Com e sem tratores.
    São sempre imagens lindas de se reter.
    Quando apanha o por-do-sol então, uma maravilha.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha de imagens! Está decidido - tenho que conhecer a Tocha!
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Que peixinhos deliciosos, assim fresquinhos, tão crocantes devem ter ficado... Ai, Graça querida... Você sempre mostra paisagens tão lindas e comidas tão apetitosas, sempre saio do teu blog com o estômago roncando de fome...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  30. A arte xávega é-me bastante familiar, pois as férias da minha infância, adolescência e até idade adulta quase toda, foram repartidas entre várias praias onde ainda se pratica este ofício: Mira, Tocha, Pedrogão...
    E nós com tanta costa recheada de peixinho bom e saboroso! Foi também o meu almoço de hoje, carapau frito. Já não como faneca há muito tempo e gosto tanto... que saudades!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar