sábado, 31 de agosto de 2024

Mercado Ferreira Borges 🇵🇹

 Construído em 1885 para substituir o já velho Mercado da Ribeira, e nunca tendo cumprido as funções para as quais foi originalmente destinado, em virtude da reticência dos negociantes em deixar o mercado anterior, o Mercado Ferreira Borges é hoje utilizado para exposições e feiras de âmbito cultural. (Google)



Visitei o Palácio da Bolsa e passei por aqui...








O Mercado Ferreira Borges está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982.




Situado acima da Praça da Ribeira, em frente ao Jardim do Infante, assim denominado devido à estátua que domina o jardim, encimada pela figura do navegador Infante D. Henrique apontando o caminho para os descobrimentos portugueses. Lateralmente ao jardim está situado o Palácio da Bolsa. (Google)





O nome do mercado homenageia José Ferreira Borges, um jurisconsulto e político portuense que esteve na génese da implantação do regime liberal em Portugal.




Atualmente já não serve como mercado do município, sendo explorado por privados. Este é mais conhecido por Hard Club, e serve como espaço cultural. Por ele passam concertos, exposições, feiras de livro e música, servindo também como estúdio. (Google)




... daqui, uma caminhada até à Ribeira do Porto!

7 comentários:

  1. Minha amiga Gracinha,
    Mais “looks” que literalmente saltam aos olhos.
    Um abraço e feliz setembro!!!

    ResponderEliminar
  2. E foi bem aproveitado. A meu ver.
    Bom setembro, bj

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente lembro-me do nome da rua Ferreira Borges e da cor vermelha, mas não lhe associo nada. O que terei ido ver? Talvez fosse a caminho do Palácio da Bolsa que vi apenas do exterior por estar quase na hora de fecho. É boa iniciativa aproveitar o que está construído e dar-lhe uso.
    Boa semana, Gracinha

    ResponderEliminar
  4. Mais uma brilhante reportagem fotográfica.
    Não conheço o mercado Ferreira Borges e tenho pena.
    Conheço o palácio da bolsa.
    Beijinho , Gracinha.😘

    ResponderEliminar
  5. É complicado esta coisa de construir e remanejar pessoas que exploram comercio. Mas a nova aplicação parece que veio a calhar bem. Belos olhares por lá Gracinha, sempre com sensibilidade.
    Grato.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderEliminar