domingo, 11 de agosto de 2024

Passear pelo Porto!

Quando fui visitar o Neonia na Rua de Ceuta (Porto)... usei o autocarro como meio de transporte até à baixa! Saí no Jardim da Cordoaria e andei a passear pela zona de Cedofeita! Muita mudança nesta zona... sinceramente, piorou! A rua de Cedofeita perdeu a sua identidade... provavelmente para adquirir uma nova, virada para o turista! Sente-se o abandono, o lixo, a degradação... e eu senti um aperto no coração! Saudades de outros tempos?... Sim! Se regresso!?... por enquanto não 😔

Eis alguns olhares com cor...























Dá pelo nome de "The Escape – A Fuga", de autoria do artista belga Dirk Lamote, e já pode ser apreciado em pleno lago do Jardim João Chagas (Jardim da Cordoaria). O novo conjunto escultórico é composto pela obra "The Escape" e por mais duas peças designadas "The Crossing – The Journey". Representa o testemunho da amizade entre os povos belga e português, numa altura em que aquele país assume a presidência da União Europeia (UE).






Outra obra que encontramos no Jardim da Cordoaria...é o Rapto de Ganimedes, representando um jovem nu, montado no dorso de uma águia, segurando uma pequena ânfora. Trata-se de uma escultura de Fernandes de Sá, inaugurada a 5 de Outubro de 1916 e primitivamente colocada na Praça da República, para aqui vinda em 2001, no âmbito do Capital da Cultura.


Da autoria do Mestre Francisco Simões, a estátua é uma homenagem a um dos maiores e mais prolíficos escritores da Literatura Portuguesa, Camilo Castelo Branco, autor do romance “Amor de Perdição”, de 1862, ele próprio um homem de arrebatadoras paixões.


Não entendi e não sei como está a situação 😕 

"Presidente da Câmara do Porto vai retirar estátua de Camilo do Largo Amor de Perdição

https://www.publico.pt/2023/09/15/culturaipsilon/noticia/presidente-camara-porto-vai-retirar-estatua-camilo-largo-amor-perdicao-2063468"

4 comentários:

  1. Amiga Gracinha,
    Quando a arte entra em nosso caminho até os nossos “olhares” aplaudem.
    Beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  2. Lindos olhares e estátuas !
    As vezes, um pouco de limpeza já dava outro ar...
    Quanto a última estátua também acho que devia ser retirada.
    Bjhs e bons passeios !
    Anna

    ResponderEliminar
  3. Que pena essa zona do Porto esteja pior aos seus olhos. As esculturas são bonitas, um rico património. Quanto à última e à polémica que a envolve, sinais dos novos tempos de censuras encapotadas! Se a arte não for provocatória o que será dela e do seu papel? Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que a estátua de Camilo não faz jus ao Amor de perdição do livro. Fará aos amores de perdição do próprio, talvez (não lhe conheço a vida por inteiro, sei apenas algumas coisas). De Toda a maneira, gostei muito de Ganimedes está lindo e nem parece raptado:).

    ResponderEliminar