quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Regressei a Guimarães 🇵🇹


... no Google:

A origem de Guimarães remonta a uma villa, então designada Vimaranes, que se julga ser o genitivo do nome pessoal de origem germânica Vimara ou Guimara, o qual seria um dos donos desta terra. Com o passar dos séculos, a palavra foi evoluindo para Guimarães por via do Latim.




























Curiosidade:

As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção a São Nicolau, protetor das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte e dos doentes, sendo também patrono dos estudantes. Diz a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e, quando São Nicolau se aproximou delas, devolveu-lhes a vida.

Inicialmente, as festas em honra a São Nicolau em Guimarães eram estritamente religiosas, mas foram apropriadas por estudantes, que construíram uma capela em sua honra e aí sediaram a sua irmandade.

As festas decorrem hoje anualmente, entre o 29 de novembro e o 7 de dezembro, com vários eventos como o Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas, altura em que estudantes e antigos estudantes se reúnem e jantam no centro da cidade, desfrutando dos rojões com grelos, das papas de sarrabulho e, claro, do vinho verde.

No final do jantar, começa o Cortejo do Pinheiro pelas ruas, ao somo dos característicos “Toques Nicolinos”. Não são só os estudantes que se juntam à festa, mas também populares. Outro dos eventos com grande simbolismo são as Maçãzinhas, a 6 de dezembro, em que as raparigas enchem as varandas e janelas da praça de S. Tiago, a assistir ao cortejo alegórico dos rapazes.

Cada rapaz tem uma lança, que eleva até às raparigas, para que estas coloquem fitas coloridas com pistas e lhes sejam oferecidas maçãs em troca. A lança é para ser oferecida à rapariga a quem o rapaz vai declarar o seu amor.

 Nota:
Já assisti a esta festa! É espectacular o ambiente que se vive na cidade 🇵🇹👏

4 comentários:

  1. Bom dia:- Lindas fotos. Aplaudo e elogio a técnica fotográfica.
    .
    Saudações cordiais. Um dia feliz.
    .
    Poema: “” Luz da noite em luar estrelado ““
    .

    ResponderEliminar
  2. Quando gostamos de um lugar, regressar é muito bom!Belas fotos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Está na minha lista de cidades a visitar... não sei quando!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida amiga Gracinha!
    Lá é muito bonito.
    A festa deve ser ótima com resquícios às aldeias antigas. Eu gosto.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar