Em A Guarda, Espanha, a meio da ladeira do Monte de Santa Tecla, de 341 metros de altitude, estão as ruínas do que foi uma grande cidade: a citânia (castro) de Santa Trega / Santa Tecla. Estima-se que terão vivido aqui entre três mil a cinco mil pessoas, no século IV a.C.!
No castro, que foi recuperado e onde se pode visitar uma das casas reconstruídas, terão vivido umas 150 pessoas, portanto, espelha bem que a população estava espalhada por todo o monte.
Leia mais em: https://www.viajecomigo.com/2019/07/09/monte-santa-tecla-monte-santa-trega-a-guarda-pontevedra-espanha/
O culto à Santa de Iconio remonta ao século VII. Possivelmente, a monja Egeria, depois de regressar da sua peregrinação pelo Oriente, foi quem introduziu a devoção da Santa entre os habitantes deste local.
A ermida, no pico de S. Francisco está documentada desde o século XII, adquirindo o seu aspeto atual, depois de várias remodelações, nos séculos XVI e XVII.
Escavações mais recentes, em 1994, permitiram descobrir vários sepulcros visigodos, que demonstram a antiguidade e sacralização desde local!!!
Chegámos perto do meio dia... muito calor!
Fiquei com vontade de regressar e caminhar pelo monte pois é um belo local espanhol!!!
Muito interessante. Gostei muito de ver. Agradeço.
ResponderEliminarBeijinhos
~~~
Bucólicas e uma mais linda que a outra as tuas fotos! Adorei! beijos, chica
ResponderEliminarHá tanto sítio onde gostaríamos de voltar, mas não há vida que chegue para. Vemos e visitamos o que podemos. Lugares vizinhos da água são sempre mais bonitos e com as fotos da Gracinha ganham novo encanto.
ResponderEliminarBom sábado, Gracinha
Adorava conhecer!
ResponderEliminarViajei através das tuas magníficas fotos.
Parabéns!
Beijinho, Gracinha.😘
Local que gosto muito, de agradável visita e passeio, com fantásticas vistas não só do lado português como do lado espanhol. Atrevo-me a dizer, que junto à foz do rio Minho, Santa Trega/Tecla, será dos locais mais fotografados.
ResponderEliminarAdorei as fotos.
Tudo de bom.
😘
Com calor o passeio para mim. nunca fica agradável. Mas tudo lindo. Beijo,
ResponderEliminar